Bento XVI regressará, definitiva, amanhã, quarta-feira, ao Vaticano, proveniente da Residência Apostólica, em Castel Gandolfo, depois do período de férias de verão na Europa. Ontem, na parte da tarde, o Santo Padre se despediu dos funcionários das Vilas Pontifícias, aos quais pronunciou algumas palavras, dizendo:
"Com este encontro, conclui-se, também este ano, a minha permanência de verão em Castel Gandolfo, que vocês tornaram proveitosa e serena. Esta visita de despedida _ disse o Papa _ me oferece a oportunidade de expressar, a cada um de vocês, meu vivo reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação".
Após ter agradecido o Diretor Geral das Vilas Pontifícias, Saverio Petrillo, o Papa ressaltou que, mais uma vez, pôde constatar, nestes meses, a eficiência e a generosidade dos serviços prestados pelos funcionários em Castel Gandolfo:
"O Senhor, fonte de todo bem, _ afirmou Bento XVI _ os recompense pelo espírito de sacrifício, com o qual desempenharam, todos os dias, seus serviços. Com esforço generoso, vocês contribuem com o ministério do Sucessor de Pedro: uma contribuição, muitas vezes, oculta, mas sempre útil, realizada em espírito de fé".
O Pontífice despediu-se de Castel Gandolfo, pedindo a Deus que acompanhe todos os que prestam seu precioso serviço ao papa e à Igreja, com suas graças e favores.