Bento XVI substituiu o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Arcebispo Piero Marini, agora nomeado Presidente da Comissão Pontifícia para os Congressos Eucarísticos Internacionais.
A substituir o Arcebispo Marini surge o Padre Guido Marini, de 42 anos, pertencente ao clero da Arquidiocese de Gênova. Foi secretário particular do Cardeal Bertone, atual Secretário de Estado do Vaticano, e era Mestre das Celebrações Litúrgicas do Arcebispo Angelo Bagnasco, presidente da Conferência Episcopal Italiana.
Compete ao Departamento das Celebrações Litúrgicas Pontifícias preparar tudo quanto é necessário para as celebrações litúrgicas e outras celebrações que são realizadas pelo Sumo Pontífice ou em seu nome, e dirigi-las segundo as prescrições vigentes do direito litúrgico.
O Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias é nomeado pelo Papa por um perído de cinco anos. Os cerimoniários pontifícios, que o coadjuvam nas sagradas celebrações, são nomeados pelo Secretário de Estado pelo mesmo período.