Vaticano

Bento XVI nomeia novo diretor do "L´Osservatore Romano"

O Santo Padre nomeou o Dr. Giovanni Maria Vian como novo diretor-responsável do "L'Osservatore Romano", em substituição ao Dr. Mario Agnes que, por 23 anos, dirigiu o jornal da Santa Sé, e a quem o Papa conferiu o título de "diretor emérito do L'Osservatore Romano". Por sua vez, foi nomeado vice-diretor do jornal vaticano, Carlo Di Cicco _ ex-redator chefe da agência Asca _ responsável pela informação social e vaticana.

O Dr. Vian torna-se o 11º diretor do "L'Osservatore Romano", o prestigioso diário da Santa Sé, fundado há 146, no dia 1º de julho de 1861, poucos meses após a proclamação do Reino da Itália. Com 55 anos, romano, o Dr. Giovanni Maria Vian é um historiador do Cristianismo, professor ordinário de Filosofia Patrística, na Universidade de Roma "La Sapienza", e também docente na Universidade "Vita Salute San Raffaele", de Milão, onde ensina História da Tradição e da Identidade Cristãs. Desde 1999, é membro do Pontifício Comitê de Ciências Históricas.

O Judaísmo e o Cristianismo antigos, e a história da tradição cristã são objetos de seus estudos, bem como o papado contemporâneo. Autor de cerca de 80 estudos especializados, coordenou a publicação de alguns livros. Desde 1976, é redator e consultor científico do Instituto da Enciclopédia Italiana.

Inscrito como publicitário na Ordem Nacional dos Jornalistas, desde 1976, é editor do diário "L'Avvenire", da Conferência Episcopal Italiana, e do "Jornal de Brescia", bem como colaborador de diversos diários e periódicos, entre os quais o próprio "L'Osservatore Romano" e da revista bimestral da Universidade Católica do Sagrado Coração "Vita e pensiero".

Ressaltamos que o novo diretor-responsável pelo L'Osservatore Romano colaborou, durante muitos anos, também com a Rádio Vaticano, no setor "Serviço de Documentação" (SEDOC) e, mais recentemente, concedendo entrevistas e fazendo comentários sobre a atualidade eclesial e sociocultural. Em 1984, o Dr. Vian casou-se com Margarita Rodríguez _ que veio a falecer prematuramente, no ano 2000.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo