No próximo mês de outubro, uma menina brasileira de Santa Catarina, nascida no Município de Imaruí, diocese de Tubarão será beatificada, Albertina Berkenbrock. Aos 12 anos de idade, em junho de 1931, foi assassinada, como Santa Maria Goretti, por preservar sua pureza e a sua dignidade de jovem mulher cristã. O assassino era empregado do pai de Albertina.
Sua formação de família cristã acrisolou-lhe o coração e a alma e a fez compreender o valor da pureza espiritual e corporal. Albertina, proximamente beatificada, será exemplo para a juventude atual, demonstrando por seu martírio que a verdadeira escola da santidade é a prática dos sacramentos e a vivência da Eucaristia, como se vê nos relatos dos que a conheceram.
"A Igreja do Brasil pode orgulhar-se em apresentar esta jovem como modelo de santidade para a juventude dos tempos atuais", testemunhou o Bispo emérito de Tubarão, Dom Hilário Moser, SDB.
Cumpre-se assim a profecia de São Pio X, quando abriu o sacrário para a comunhão dos pequeninos: "Haverá santos entre as crianças", destacou o Arcebispo emérito de Uberaba (MG), Dom Benedicto de Ulhoa Vieira.