Um vôo entre Roma e o santuário francês de Lourdes vai inaugurar, a 27 de Agosto, os charters do Vaticano, assegurados pela companhia aérea italiana Mistral Air. A Mistral e a Obra Romana de Peregrinações (ORP) procuram, através deste acordo, facilitar o acesso aos principais lugares católicos de peregrinação, entre os quais se inclui Fátima, para além de Compostela ou Guadalupe.
A viagem inaugural contará com o Cardeal Camillo Ruini, vigário do Papa para a Diocese de Roma. Segundo a agência ANSA, o pessoal de bordo será "especializado em viagens de caráter religioso".
A ORP (organismo da Santa Sé) tem a tarefa de promover a pessoa e a sua evangelização através da pastoral do turismo e do ministério da peregrinação, bem como mediante o impulso e realização de iniciativas culturais e formativas. Está presente em 395 pontos na Itália e outros países, contando com aproximadamente 900 sacerdotes que se ocupam do aspecto espiritual das peregrinações, e com 400 agentes de pastoral leigos e diretores técnicos se encarregam do desenvolvimento das mesmas.
A página oficial da instituição é www.orpnet.org