Europa

Trem: transporte privilegiado para o Turismo religioso na Italia

O turismo religioso na Europa tem registrado crescimento significativo nos últimos anos. Somente na Itália, o número de turistas previsto é de 40 milhões. Nesta estatística "divina" saem ganhando também as Ferrovias do país, meios de transporte preferido dos peregrinos.

Números abençoados registra o turismo religioso na Italia, somente em 2007 o crescimento previsto é de 20%, um lucro de 5 milhões para as empresas envolvidas. Os itinerários são inúmeros, se pensarmos somente nos Santuários, existem 2.200 em todo o país.

Lucro também para o setor ferroviário que nos dois últimos anos tornou-se o meio de transporte preferido pelos fiéis, tanto que a Ferrovia do Estado instaurou novas linhas e adaptou alguns trens especialmente para peregrinações.

Paolo Russo, da Divisão de transportes Trenitália, explicou que existe uma frota especial que lançamos em 2003, são vagões adaptados a estes peregrinos. Existe um sistema de som que nas viagens longas possibilita, por exemplo, ouvir a missa ou fazer momentos de oração comunitária.

Cuidado especial com os deficientes físicos, espaço para celebrar a missa, e climatizador para refrescar o ambiente, alguns dos motivos para o bom resultado. Ao longo de 2007, as ferrovias do estado irão dispor de 210 especiais, transportando cerca de 145 mil peregrinos. Deste número fazem parte também os peregrinos que se encontrarão com o Papa em sua próxima viagem Apostólica.

Paolo destacou ainda que, "para o encontro de Loreto nos dias 1 e 2 de setembro nós acrescentaremos 200 trens a linha normal e mais 8 trens charter que sairão das principais cidades em direção a Loreto. E durante estes dias teremos 350 funcionários extras para manter o bom desenvolvimento".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo