O Arcebispo Anastásio, da eparquia (diocese) ortodoxa de Kazan e Tatarstão, na Rússia, enviou uma mensagem de felicitações à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), por ocasião do seu 60.º aniversário, agradecendo pela "ajuda desinteressada" em tempos difíceis, em especial desde o fim do comunismo.
Durante uma visita do especialista da AIS para a Rússia, Peter Humeniuk, a Kazan, capital da República Russa do Tatarstão (750 quilómetros a Leste de Moscovo), o Arcebispo ortodoxo pediu para todos os benfeitores e colaboradores da Fundação "a ajuda de Deus para o seu nobre serviço da verdade de Cristo".
Este responsável lembrou o auxílio da AIS numa altura em que o seminário de Kazan "estava em condições degradantes". Hoje, graças à ajuda da Fundação, tornou-se uma "forte escola espiritual", com pessoal e equipamento ao nível dos melhores.
Juntamente comPeter Humeniuk, o Arcebispo Anastásio visitou o famoso ícone de Kazan, devolvido à Igreja Ortodoxa pelo Papa João Paulo II em Agosto de 2004, num local que hoje é destino de peregrinação para ortodoxos e católicos.
O especialista da AIS manifestou a sua convicção de que esta situação dará um "contributo especial" para a unidade da Igreja.