Viagem à Áustria

Papa vai homenagear vítimas do Holocausto

A viagem papal à Áustria, no próximo mês de Setembro, inclui uma paragem simbólica junto ao monumento pelas vítimas da Shoah, logo no primeiro dia da viagem. Bento XVI lembra assim todos os que foram vítimas do Holocausto, na II Guerra Mundial.

A sala de imprensa da Santa Sé deu hoje a conhecer o programa oficial da viagem apostólica, que decorrerá de 7 a 9 de Setembro deste ano, por ocasião do 850.º aniversário da fundação do santuário mariano de Mariazell, a sudoeste de Viena.

O Papa chega a esta pequena estação de montanha, a 870 metros de altura, por ocasião da festa litúrgica da Natividade da Virgem Maria (8 de Setembro).

Mariazell, com cerca de dois mil habitantes, é um santuário construído no coração da Áustria, a 160 quilómetros a sudoeste de Viena, recebendo um milhão de habitantes por ano, provenientes da Áustria, da Hungria, da República Checa, Eslováquia, Eslovénia e Croácia.

Segundo o programa agora divulgado, o Papa recitará na manhã da Sexta-feira, dia 7, uma oração no centro da capital austríaca. Posteriormente, após a homenagem às vítimas do Holocausto, haverá um encontro com as autoridades locais e o corpo diplomático no Palácio de Hofburg.

No Sábado, dia 8, o Papa peregrinará de Viena a Mariazell, onde presidirá uma Missa na qual se aguarda a presença de milhares de fiéis da Áustria e vários países da Europa central. À tarde, Bento XVI celebrará as vésperas com sacerdotes e seminaristas.

No Domingo, 9 de Setembro, o Papa celebrará uma Missa na catedral de Santo Estêvão, no centro de Viena, e recitará o Angelus na praça em frente à igreja. O regresso a Roma acontece na tarde desse dia, depois da visita à abadia de Heiligenkeuz e um encontro com o "mundo do voluntariado", em Viena.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo