A Igreja Católica na Austrália se negou a fazer parte da campanha de "sexo seguro", que prevê a distribuição de camisinhas, pelo governo, aos peregrinos que chegarão ao país para a Jornada Mundial da Juventude, conforme informa o jornal The Sydney Morning Herald.
Ante esta nova iniciativa do Governo que alenta a promiscuidade, as autoridades da Igreja na Austrália indicaram que o ensino católico, pelo contrário, alenta um alto grau de auto-estima nos jovens, o respeito por seus corpos e sua sexualidade, assim como ver com bons olhos o matrimônio e a vida familiar.
Também destacaram o "extraordinário e baixo nível de indiscrição" ao programar-se esta campanha governamental prévia a JMJ.
Não só pesando a imoralidade desta campanha, uma grande quantidade de estudos já comprovam que o preservativo não é seguro para proteger uma pessoa do contágio do HIV/AIDS.
O Catecismo da Igreja Católica fala (nº 1632):
Para que o "sim" dos esposos seja um ato livre e responsável e para que a aliança matrimonial tenha bases humanas e cristãs sólidas e duráveis, a preparação para o casamento é de primeira importância:
O exemplo e o ensinamento dos pais e da família continuam sendo o caminho privilegiado desta preparação.
O papel dos pastores e da comunidade cristã como "família de Deus" é indispensável para a transmissão dos valores humanos e cristãos do Matrimônio e da família, e mais ainda porque em nossa época muitos jovens conhecem a experiência dos lares desfeitos que não garantem mais suficientemente esta iniciação:
Os jovens devem ser instruídos convenientemente e a tempo sobre a dignidade, a função e o exercício do amor conjugal, a fim de que, preparados no cultivo da castidade, possam passar, na idade própria, do noivado honesto para as núpcias.
JMJ 2008
A XXIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ) acontecerá de 15 a 20 de julho de 2008, e terá o tema: “Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas” (Atos 1, 8).
Maiores informações sobre a JMJ na página oficial do evento: www.wyd2008.org e no site brasileiro: www.jmjbrasil.com.br