Mais de 300 famílias cristãs do Estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, atingidas pelo tsunami de 26 de dezembro de 2004, iniciarão uma nova vida graças à ajuda da Igreja católica.
De fato, a Caritas local entregou 300 novas habitações construídas graças às ajudas nacionais e internacionais.
As casas se encontram em duas paróquias da Diocese de Kottar, entre as mais atingidas pelo desastre natural, que devastou o sul da Índia três anos atrás, matando mais de 160 mil pessoas e provocando centenas de milhares de refugiados.
As famílias dos vilarejos costeiros se encontraram improvisamente sem casa e sem trabalho, tendo perdido os cultivos _ por causa dos campos inundados _ e os barcos para a atividade de pesca, vivendo na miséria absoluta.
A Caritas adquiriu os terrenos necessários para construir as novas casas e proveu à construção de 300 unidades habitacionais para alojar as famílias que ainda viviam em barracos ou tendas para refugiados.
A entrega das chaves foi feita no âmbito de uma celebração presidida pelo administrador diocesano de Kottar, Pe. Maria Dhasan, enquanto o bispo da Diocese de Kumbakonam, Dom Peter Remigius, abençoou as casas e distribuiu pessoalmente as chaves às famílias beneficiárias, num clima de grande comoção e intensa oração.
Desde o primeiro momento após o desastre natural, a população local recebeu a ajuda da Igreja católica, que não faltou uma vez terminada a fase de emergência, e que prosseguiu no tempo da necessária reconstrução.