A Fundação espanhola Ad Gentes vai construir em Santa Cruz, na Bolívia, um albergue para cerca de 200 crianças e adolescentes de rua, com o objetivo de "erradicar a exploração infantil".
O Bispo emérito de Palencia, na Bolívia, e missionário Dom Nicolás Castellanos, que se encontra em Valença, na Espanha, para solicitar ajuda para essa obra, afirma que o albergue "vai dispor de refeitório, dormitórios, casa de banho e salas de atividades, e vai ainda oferecer assistência médica e apoio escolar".
Para o projeto, Dom Nicolás, que em 1997 foi condecorado com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, conta com uma equipe interdisciplinar composta de psicólogos, pedagogos, advogados e assistentes sociais.
O centro insere-se dentro do projeto das comunidades educativas "Homens Novos" – criado em 1992 pelo Bispo – e tem como objetivo "que nenhuma criança fique sem escola, quer oferecer uma educação de qualidade e dotar os educadores de uma melhor formação", explicou o Bispo boliviano.
Atualmente, esta iniciativa possibilita a educação de 12 mil alunos em 10 colégios da cidade Santa Cruz de la Sierra. Os vários refeitórios acolhem ainda diariamente mil crianças.