Uma vida a serviço do Evangelho e da Igreja: assim o papa descreve o compromisso do prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias, por ocasião de seu 25º aniversário de ordenação episcopal, celebrado nos dias passados.
Bento XVI passa em resenha as etapas da vida do purpurado indiano, desde que se tornou presbítero, na Arquidiocese de Mumbay. Depois, em 1964 começou a trabalhar no serviço diplomático da Santa Sé. Foi em tal contexto que o Cardeal Dias trabalhou pela visita de Paulo VI a Mumbay, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional.
O papa recorda os encargos desempenhados como pronúncio apostólico em Gana, Togo e Benin, e sua nomeação à dignidade arquiepiscopal. Recorda também os anos à frente da Nunciatura Apostólica na Coréia do Sul e na Arábia Saudita, onde, escreve o pontífice o Cardeal Dias "ajudou a restaurar a fé católica".
Na Albânia, em 1993, o núncio Ivan Dias acolheu, com alegria e comoção, a visita de João Paulo II. Em 2001, lê-se na mensagem, recebeu a nomeação como arcebispo metropolitano de Mumbay e o chapéu cardinalício.
"Pastor solícito e fiel, ressalta Bento XVI, alimentou seu rebanho com a sadia doutrina e promoveu a nova evangelização", qualidade que o trouxe de volta a Roma, no ano passado, para conduzir a Congregação para a Evangelização dos Povos. (RL)