O Santo Padre proclamará neste domingo quatro novos santos durante uma missa solene na praça de São Pedro do Vaticano.
Trata-se de Don Giorgio Preca, de Simone da Lipnica, da religiosa francesa Anna Eugenia Milleret e do holandês Giovanni Andréa Houben.
Personalidades políticas e religiosas estarão presentes na cerimônia. Entre elas estarão o presidente polonês, Lech Kaczynski, e o ex-secretário pessoal de João Paulo II – atual cardeal da Cracóvia – Stanislao Dziwisc.
Giorgio Preca, nascido em 1880 em La Valletta (Malta), dedicou a sua vida à pregação do Evangelho e fundou uma congregação, a Societas Doctrinae Christianae, que foi combatida pelas autoridades eclesiásticas locais e depois reabilitada.
Simone da Lipnica, que viveu durante o século XV, foi um fervoroso pregador, levou uma vida de oração, estudo e voluntariado entre os doentes e morreu infectado pela peste.
Uma sociedade transformada "pelos valores do Evangelho mais do que pelas novidades da Revolução Francesa" foi o sonho e depois o objetivo que consagrou a vida da Beata María Eugenia de Jesús, que nasceu com o nome Anna Eugenia Milleret de Brou, fundadora do Instituto das Religiosas de Assunção à Beata Virgem Maria.
Por último, receberá as honras dos altares de todo o mundo o beato Carlo di Andréa, holandês, sacerdote que morreu em 1893.