A Noruega, a Nova Zelândia e a Dinamarca estão no topo da lista dos países mais pacíficos do mundo, compilada pela consultoria britânica (EIU) e divulgada nesta quarta-feira.
O Iraque ficou em último lugar no ranking de paz da Economist Intelligence Unit (EIU)
O Brasil aparece em 83º lugar das 121 nações analisadas.
Em relação aos demais países latino-americanos, o Brasil fica na 14ª posição entre 21 nações. A melhor colocação no grupo é do Chile, na 16ª posição.
O países com pior desempenho são Iraque, Sudão e Israel.
RANKING DA PAZ
1. Noruega 2. Nova Zelândia 3. Dinamarca 4. Irlanda 5. Japão 14. Suíça 16. Chile 22. Omã 24. Uruguai 34. França 35. Vietnã 40. Gana 49. Grã-Bretanha 50. Moçambique 52. Argentina 67. Croácia 83. Brasil 84. Sérvia 96. Estados Unidos 102. Venezuela 116. Colômbia 117. Nigéria 118. Rússia 119. Israel 120. Sudão 121. Iraque
Fonte: Economist Intelligence Unit
O ranking – segundo a EIU, inédito – foi feito levando em consideração 24 indicadores como níveis de violência, crime organizado e gastos militares.
Também foram analisados fatores sociais como democracia, transparência, educação e entendimento dos determinantes que criam ou sustentam a paz.
Os Estados Unidos, com pesados gastos militares, ficaram na 96ª posição. A Grã-Bretanha, no 49º lugar.
Pequenos e estáveis
O ranking recebeu o apoio de personalidades como o Dalai Lama e o ex-presidente americano Jimmy Carter. A EIU diz ter desenvolvido uma metodologia para medir a paz de uma forma consistente ao redor do mundo. Analistas e especialistas em paz participaram do projeto.
Foi constatado que países pequenos e estáveis que fazem parte de um bloco regional, como a União Européia, são mais pacíficos. Concluiu-se ainda que os principais determinantes para a paz interna de um país são renda, educação e integração regional.
Não existe um fator externo comum que faça uma nação registrar a falta de paz externa.