Em entrevista à WebTVCN, Dom Benedito Beni, Bispo de Lorena (SP), falou sobre a ênfase que o Documento da V Conferência está dando aos Seminários.
Dom Beni destaca que os seminários têm algo muito importante, porque são eles que preparam os padres de amanhã, que são, na realidade, os primeiros missionários da Igreja.
"Todos os cristãos são missionários, mas, de um modo especial, são os padres que devem preparar outros missionários", enfatiza Dom Beni, que acrescenta "até hoje nós podíamos dizer que os seminários vinham preparando padres, pastores e profetas e, agora, a V Conferência chama a atenção de um ponto muito importante: é preciso preparar padres, pastores e profetas, mas também missionários".
O Bispo explica que, a partir da V Conferência, se está “modelando” um novo tipo de padre. “Um padre que não seja apenas administrador de comunidades e paróquias, que não fique apenas esperando que o povo venha, mas padres que vão ao encontro das pessoas, das famílias, nos hospitais, nas prisões, nas escolas, nos lugares de trabalho e assim por diante, um ‘padre missionário’”.
Dom Beni, deixa uma mensagem aos padres, fazendo o convite a que todos procurem conhecer bem o Documento Final desta Conferência, que está sendo elaborado pelos Bispos reunidos em Aparecida (SP) e deve ser apresentado ao Santo Padre, no dia 11 de junho e, divulgado dentro de, no máximo, dois meses.
"O Documento Aparecida não é um documento que foi preparado por peritos, mas surgiu da própria caminhada da Igreja no anúncio na América Latina", diz Dom Beni.
"Quando nós iniciamos a Conferência há duas semanas atrás, não tínhamos nada, o documento foi elaborado a partir do zero, mas esse documento expressa aquilo que os Bispos da América Latina, a partir de suas experiências de pastores, querem dizer a todo o nosso povo. Portanto, tudo o que está no documento saiu do pensamento e do coração dos Bispos", concluiu.