As maneiras de como o cristão pode ver Jesus foram apresentadas pelo bispo da cidade de Hamilton, capital das Bermudas, Dom Robert Kurtz Cr, na missa desta quinta-feira, dia 17, na Conferência de Aparecida (SP).
.: Galeria de FOTOS desta Missa
"Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo" (João 16,16). Esta foi a promessa do evangelho do dia que chamou a atenção do bispo e deu o tom de sua homilia. Dom Robert ressaltou que os cristãos podem ver Jesus na liturgia, na Eucaristia, no padre, que celebra "na Pessoa de Cristo", e nos pobres.
Sobre a pobreza, o bispo fez questão de enfatizar que não é somente uma questão de carência financeira, mas envolve diversos dramas da atualidade. "Nós temos várias formas de pobreza, não somente em situações financeiras; tem aqueles que sofrem de doenças em idade avançada; tem aqueles que sofrem a pobreza dos vícios, e, finalmente, tem a pobreza daqueles que vivem no mundo secular, que procuram algo mais em sua vida", explicou.
O bispo finalizou dizendo estar muito feliz por se reunir com os bispos de toda a América Latina e dos Estados Unidos, no Santuário de Aparecida, e invocou o Espírito Santo pelos trabalhos da conferência. "Na escola de Maria, nós estamos aprendendo a receber o Espírito Santo. Que o Espírito Santo de Deus guie e direcione a V Conferência. Juntos, nós acreditamos nessa promessa de que Ele não nos deixará órfãos. Ele voltará e os nossos corações se encherão de alegria".
A celebração da Missa, às 8h, é o ponto inicial de todos os dias da Conferência de Aparecida. Representantes dos diversos países que participam do encontro se alternam na presidência das celebrações, rezando a liturgia nos seus idiomas originais. Já houve celebrações em português, espanhol e inglês.