07 de maio

Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas

Em campanha ao Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas e Apoio ao Dia Mundial de Combate à Asma, cerca de 20 regionais da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia), espalhadas em todo o Brasil, organizam diferentes ações de atendimentos e esclarecimentos à população. Um dos maiores desafios é esclarecer a importância da especialidade, já que muitas pessoas a desconhecem e acabam procurando outros médicos para tratar a doença.

Em São Paulo, por exemplo, os especialistas darão aulas no Hospital Servidor Público Estadual e realizam avaliação do pico de fluxo expiratório em pessoas com asma, no Hospital das Clínicas. O serviço será prestado das 08h00 às 13h00, do dia 07 de maio. No Rio de Janeiro a programação se estende até dia 11 de maio e já começa amanhã, dia 05/05 com palestra sobre "asma e alergia na terceira idade".

Além disso, a Asbai do Rio promove atividades em escolas, hospitais, exibe vídeos, atividades interativas e educativas. Já no Nordeste, os alergistas de Alagoas estarão de plantão no Shopping Iguatemi, em Maceió e também farão palestras em Arapiraca e Palmeiras dos Índios. No Ceará, o plantão será no Caminho da Praia do Futuro em Fortaleza, a partir das 10h30 da manhã.

Em outra região do país, como Mato Grosso, os médicos alertam a população, pois muitos desconhecem que existem atendimentos públicos para quem sofre de alergia. No Espírito Santo, os especialistas vão atender as pessoas em estandes montados nos shoppings Vitória e Praia da Costa, farão visitas em escolas para falar sobre a importância da prevenção da alergia e fazem um alerta para o agravamento das doenças alérgicas provocadas pela poluição industrial.

Outros estados também aderiram à campanha de prevenção da alergia, como no Mato Grosso do Sul, Paraná, Pará, Goiás, Distrito Federal, entre outros.

Vale lembrar que, em geral, aproximadamente 30% da população têm alguma alergia. No que diz respeito á alergia respiratória, um estudo do ISAAC mostra que a asma comete 20% das crianças entre 6 e 14 anos de todo o país, isso colocou o Brasil em 8º lugar em prevalência de asma com relação a outros países pesquisados e a prevalência da rinite chega a 31%. Além disso, a incidência de urticária é de 30%.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo