Ecos de Itaici

Dom Orani Tempesta relata como está sendo a Assembléia da CNBB

Os dias em Itaici são plenos de trabalhos e encontros. Além dos estudos dos textos sobre a juventude e a comparação entre o resumo da CNBB e o do CELAM para que trabalhemos na V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, as eleições para os diversos cargos para os quatro anos de nossa conferência episcopal tomam todo o nosso tempo.

A imprensa de todas as partes do mundo se reveza durante as coletivas e com as reportagens especiais, principalmente à espera de novidades para serem divulgadas pelos seus meios. Porém, o que não se consegue retratar é que, além dos grandes trabalhos que temos aqui, a fraternidade entre nós, bispos, é realmente um momento de graça e de paz. Bispos do Brasil todo, mais idosos e mais novos, nos revezamos nas preocupações com a Igreja e na busca de soluções pastorais para os encaminhamentos de nossos trabalhos.

Existem divergências que enriquecem ainda mais a nossa unidade. Nem todas as soluções sociais que alguns defendem são compartilhadas por todos, mas a caminhada de fé e a unidade na vida batismal nos levam a nos sentirmos sempre mais unidos.

A unidade apareceu forte na eleição do novo presidente da CNBB, com 92% dos votos, mas também na rapidez com que decorrem as votações para os diversos serviços para os próximos quatro anos.

A recordação de Dom Luciano e Dom Ivo, antigos presidentes da CNBB, juntamente com outros 16 bispos falecidos desde a nossa última assembléia, fez-nos agradecer a Deus pela santidade de tantos homens que deram suas vidas pela causa do Evangelho. Quantos sinais que percebemos de fraternidade e de santidade!

No sábado vivemos o dia de retiro espiritual com um tempo todo especial para a oração e o silêncio. Colocamo-nos diante de Deus para ouvir Sua voz e continuar anunciando com entusiasmo renovado o nome de Jesus Cristo, salvador do mundo.

A celebração e as reflexões sobre a Amazônia e a nossa Campanha da Fraternidade têm sido realmente muito positivas. Colocamos nas mãos de Deus todos os trabalhos realizados e os sonhos de tempos melhores para todos.

O nosso Regional Norte 2, ainda mais unido com todos os bispos diocesanos presentes, ajuda nessa bela expectativa da chegada do Papa e do início da V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho. As notícias que nos chegam de todos os cantos do Brasil sobre a unidade e as orações pela nossa 45ª Assembléia, nos fazem cada vez mais unidos a todos e animados para continuarmos a nossa missão neste chão.

A pobreza e as dificuldades não nos intimidam na força e na coragem de evangelizarmos ainda mais e com renovado ardor missionário. Recordo-me com muito carinho de todos vocês que sempre me acompanham na missão, e daqui de Itaici envio a todos uma especial bênção do Senhor!

A todos os que nos seguem e rezam conosco um abraço especial e que o Senhor continue iluminando os nossos caminhos!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo