"Bispo não pode viver de herança, ele tem que se alimentar espiritualmente. Se ele é o modelo do rebanho ele tem que ser o mestre na oração".
Foram essas as palavras do arcebispo de Palmas (TO), Dom Alberto Taveira ao falar do Retiro Espiritual que os bispos farão, dentro da 45ª Assembléia Geral da CNBB, que está acontecendo desde o dia 1º de maio, em Itaici, na cidade de Indaiatuba (SP).
O retiro inicia-se nesta sexta-feira, dia 04, às 20h30 na capela do Centro de Espiritualidade Inaciana, com o *Lucernário.
O pregador do retiro será o arcebispo de Manaus (AM) Dom Luiz Soares Vieira, eleito vice-presidente da CNBB.
O encerramento do retiro será na noite de sábado, dia 05 com a Celebração da Santa Missa. Após o retiro os bispos voltam as atividades normais da Assembléia.
*Lucernário é o ofício litúrgico da noite. Nos primeiros tempos da Igreja, os cristãos santificavam o fim do dia com uma prece comunitária. Nos mosteiros, cantavam-se as "Véspera" ou "Completas". Nos meios paroquiais, porém, era costume fazer o "Ofício do Lucernário" e as antigas "Vigílias", muito freqüentes, ainda, nas Igrejas Orientais.