RESPOSTA

FSSPX recusa proposta de diálogo apresentada pela Santa Sé

Superior-geral da FSSPX enviou carta em resposta ao prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé afirmando que não adiará consagrações episcopais

Da Redação, com Vatican News

Basílica de São Pedro, no Vaticano, símbolo da fé cristã e sede da Igreja Católica

Basílica de São Pedro no Vaticano / Foto: Canva

A Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX) recusou a proposta de diálogo apresentada pela Santa Sé. Segundo um comunicado publicado pela Casa Generalícia nesta quinta-feira, 19, seu superior-geral, padre Davide Pagliarini, enviou a resposta ao prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, Cardeal Víctor Manuel Fernández, por meio de uma carta.

No texto, datado de 18 de fevereiro, padre Pagliarini afirma que não pode aceitar as condições para dialogar que foram apresentadas pela Santa Sé. Entre elas está a suspensão das consagrações episcopais anunciadas pela FSSPX em 2 de fevereiro e marcadas para 1º de julho sem a autorização do Papa Leão XIV.

Tais condições foram apresentadas em um encontro realizado no último dia 12 no Vaticano. Na ocasião, o superior-geral da FSSPX foi recebido pelo Cardeal Fernández e, segundo nota emitida pela Santa Sé, as conversas ocorreram em clima cordial e sincero. O sacerdote havia informado que apresentaria a proposta do Vaticano aos membros do Conselho Geral da FSSPX.

Posição da FSSPX

No início da carta, padre Pagliarini agradece o cardeal por tê-lo recebido e pela publicação do conteúdo do encontro, o que motivou também a divulgação de sua resposta. Nela, o sacerdote indica que uma discussão doutrinal é desejável e útil, ainda que não se chegue a um entendimento comum.

Porém, o superior-geral explica que, uma vez que a FSSPX considera o Concílio Vaticano II como “uma ruptura com a Tradição da Igreja”, um processo de diálogo comum não poderia resultar na determinação conjunta do que constitui “os requisitos mínimos para a plena comunhão com a Igreja católica”.

“Supõe-se que com esse diálogo se poderia esclarecer a interpretação do Concílio Vaticano II. Mas esta já nos foi dada claramente no pós-Concílio e nos sucessivos documentos da Santa Sé”, acrescenta padre Pagliarini. “Partilhando da mesma percepção de que não podemos chegar a um entendimento comum quanto à doutrina, parece-me que o único ponto em que podemos coincidir é o da caridade para com as almas e para com a Igreja”, exprime. Neste contexto, o sacerdote frisa que a FSSPX seguirá com as sagrações episcopais. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content