Celebração na Catedral de Nossa Senhora do Líbano foi presidida pelo Eparca Maronita do Brasil, Dom Edgard Madi, neste domingo, 8
Da Redação, com Vatican News

Catedral de Nossa Senhora do Líbano / Foto: Dornicke via Wikimedia Commons
Fiéis, autoridades civis e líderes cristãos de diferentes tradições orientais, da Igreja Latina e da comunidade muçulmana estiveram reunidos na Catedral de Nossa Senhora do Líbano, em São Paulo (SP), para celebrar a festa de São Marun neste domingo, 8.
A Missa foi presidida pelo Eparca Maronita do Brasil, Dom Edgard Madi, que destacou, em sua homilia, a figura do padroeiro da Igreja Católica Maronita como modelo de fé, vida ascética e fidelidade a Cristo. Ele ressaltou ainda o valor do testemunho cristão no mundo contemporâneo e o papel maronita na preservação da espiritualidade e da identidade do povo libanês.
Entre os presentes na celebração esteve o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. Ele fez a homilia em português – a Missa foi celebrada em três idiomas, incluindo também aramaico e árabe –, na qual frisou a importância da transmissão da fé, que os maronitas, a exemplo de seu padroeiro, vivem na diáspora, mantendo viva sua tradição e cultura.
Também participaram da celebração o Eparca Católico Greco-Melquita de São Paulo, Dom George Khoury; o Arcebispo da Igreja Ortodoxa Antioquina, Dom Damaskinos Mansour; o Bispo da Igreja Ortodoxa Copta do Brasil, Dom Aghason Anba Paul; e o Arcebispo Sírio-Ortodoxo do Brasil, Mor Severios Malki Murad, evidenciando o caráter ecumênico e fraterno do encontro, marcado pelo respeito mútuo e pela comunhão na fé cristã.
Diversas autoridades civis também prestigiaram a solenidade, dentre elas o prefeito da cidade, Ricardo Nunes; o secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Gilberto Kassab; o embaixador do Líbano no Brasil; e o cônsul-geral, reconhecendo a contribuição histórica, cultural e social da comunidade maronita para a cidade de São Paulo e o Brasil.




