HERÓI

Na Austrália, menino nada por quatro horas para salvar mãe e irmãos

Equipes resgataram uma mulher e duas crianças que estavam à deriva no mar, na Austrália, após uma menino de 13 anos nadar quase 4 km até a costa e pedir ajuda

Da redação, com agências

Imagens de satélite mostram o barco à deriva com Joanne e seus dois filhos, momentos antes do resgate / Foto: Reprodução Reuters

Uma mulher e seus dois filhos foram resgatados na costa oeste da Austrália na sexta-feira, 30, após serem arrastados para o mar perto de Quindalup, na Austrália Ocidental, em condições climáticas adversas, informaram as autoridades. O resgate ocorreu após um menino de 13 anos nadar cerca de quatro quilômetros até a costa e pedir ajuda.

A polícia informou que o incidente aconteceu na noite de sexta-feira, 30, quando a família praticava caiaque e stand-up paddle na Baía de Geographe. O menino, Austin Appelbee, remou brevemente antes de seu caiaque começar a afundar, obrigando-o a nadar até a margem com a luz do dia se esvaindo. Uma operação de busca e resgate conjunta foi então iniciada, envolvendo a polícia local, equipes de resgate marítimo voluntárias e um helicóptero de resgate.

A família — a mãe, Joanne, de 47 anos, Beau, 12 anos e Grace, de 8 anos — foi encontrada posteriormente agarrada a uma prancha de stand-up paddle e levada em segurança para a costa. Imagens divulgadas pela Autoridade Australiana de Segurança Marítima mostram o momento em que um barco de resgate alcançou a família em perigo no mar.

Os três foram avaliados por paramédicos e levados ao hospital para exames médicos. A polícia elogiou os socorristas e voluntários pela rápida coordenação, que levou ao que as autoridades descreveram como “um resultado bem-sucedido”.

Músicas cristãs ajudaram

A família passava algumas horas se divertindo com duas pranchas de stand-up paddle e um caiaque, mas na parte rasa da praia, como Joanne explicou mais tarde às autoridades. De repente, as crianças começaram a se afastar, o que preocupou a mãe.

O vento, então, aumentou e a situação piorou muito rapidamente. “Perdemos os remos e fomos levados para mais longe… Tudo deu errado muito, muito rápido”, disse Joanne à imprensa australiana.

Cada vez mais longe da praia, Joanne sabia que precisava fazer algo, mas não podia deixar os outros dois filhos mais novos sozinhos. Foi então que Austin pegou o caiaque para voltar à praia em busca de ajuda. Para piorar, porém, a embarcação estava danificada e água entrava nela.

O caiaque virou, Austin perdeu um remo, mas o menino insistiu e nadou até a costa por quatro horas. Chegou a dispensar seu colete salva-vidas, pois o atrapalhava a nadar com mais agilidade. Nas horas que se seguiram, Austin se lembrou de músicas cristãs para mantê-lo firme no mar até encontrar ajuda.

“Eu estava pensando na minha mãe, no Beau e na Grace.” “Eu também estava pensando nos meus amigos e na minha namorada — tenho um grupo de amigos muito bom”, disse o menino.

O pedido de ajuda

Ao chegar à praia, Austin achou a bolsa da mãe e ligou às autoridades relatando o que houve. Uma operação de resgate foi organizada enquanto Austin foi levado ao hospital para receber cuidados.

Em terra firme, Joanne, Beau e Grace foram atendidos no hospital com ferimentos leves. Austin já voltou à escola, mas de muletas, porque ainda sente dores nas pernas após as quatro horas nadando.

O comandante do Grupo de Resgate Marítimo Voluntário de Naturaliste, Paul Bresland, descreveu os esforços do adolescente como “sobre-humanos”. Já o policial James Bradley disse que suas ações “não podem ser elogiadas o suficiente — sua determinação e coragem acabaram salvando a vida de sua mãe e irmãos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content