Mais de 1,1 milhão de pessoas, em sua maioria judeus, morreram nas câmaras de gás ou de fome, frio e doenças em Auschwitz
Da redação, com Reuters

Sobreviventes de Auschwitz prestam homenagem no 81º aniversário da libertação do campo de concentração / Foto: Reprodução Reuters
Sobreviventes de Auschwitz prestaram homenagens nesta terça-feira, 27, no 81º aniversário da libertação do campo de extermínio nazista pelas tropas soviéticas.
O Museu e Memorial de Auschwitz-Birkenau preserva o campo de extermínio de Auschwitz, instalado em solo polonês pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Mais de 1,1 milhão de pessoas, em sua maioria judeus, morreram nas câmaras de gás ou de fome, frio e doenças em Auschwitz.
Entre 1941 e 1945, a Alemanha nazista e seus colaboradores assassinaram sistematicamente cerca de seis milhões de judeus em toda a Europa ocupada pelos alemães.

O lembrete do Papa
Em uma mensagem publicada em seu perfil oficial no microblog X, o Papa Leão XIV também recordou a data. “Hoje, Dia da Memória, gostaria de recordar que a Igreja permanece fiel à firme posição da Declaração NostraAetate contra todas as formas de antissemitismo e rejeita qualquer discriminação ou assédio por motivos étnicos, linguísticos, de nacionalidade ou religião”, disse o Santo Padre.