Atividades incluem celebração dos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé, audiência com o Papa e visita a dicastérios e organismos da Cúria
Da Redação, com CNBB

Presidência da CNBB no seminário “Brasile Santa Sé: 200 anos de relações diplomáticas” / Foto: Padre Vitor Simão dos Santos Freitas
Em Roma desde o início da semana, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cumpre dupla agenda na capital italiana. Os compromissos estão ligados à celebração do bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé, completado nesta sexta-feira, 23, e à visita anual à Cúria Romana.
Na esteira do aniversário de 200 anos das relações diplomáticas, os bispos participaram de um seminário realizado na Pontifícia Universidade Gregoriana na terça-feira, 20. O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, Cardeal Jaime Spengler, foi um dos conferencistas, bem como o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ), padre Anderson Antônio Pedroso, S.J.
Às 16h (do horário local, 12h em Brasília) desta sexta-feira, 23, os bispos concelebrarão a Missa por ocasião do bicentenário das relações entre Brasil e Santa Sé. A celebração eucarística será presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, na Basílica de Santa Maria Maior.
Leia mais
.: Confira a história das relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé
.: Você sabe o que garante, na lei, a relação entre o Brasil e a Santa Sé?
Primeiras visitas à Cúria Romana

Presidência da CNBB durante visita ao Dicastério para a Doutrina da Fé / Foto: Padre Leandro Megeto/CNBB
Dentro da agenda de compromissos com a Cúria Romana, a presidência da CNBB iniciou suas visitas aos dicastérios na quarta-feira, 21. A primeira delas foi ao Dicastério para a Doutrina da Fé, onde os bispos apresentaram os trabalhos da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB e destacaram o êxito do Congresso Internacional sobre o Concílio Vaticano II, iniciativa acadêmica promovida pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás em parceria com o episcopado brasileiro.
A passagem pelo Dicastério para o Clero foi marcada por amplo diálogo e contextualização da realidade dos presbíteros no Brasil e no mundo. O encontro abordou temas relacionados à vida, à missão e à formação do clero, além dos desafios pastorais enfrentados pela Igreja no país.
Na Pontifícia Comissão para a América Latina, os membros da presidência da CNBB realizaram uma partilha sobre a realidade latino-americana, com ênfase na Igreja no Brasil, na vivência da sinodalidade e nas preocupações com os caminhos da evangelização. O momento evidenciou a importância das redes de apoio social e evangelizador na região, como a REPAM, a Cáritas, a CEAMA e a Rede Clamor.
À noite, os bispos se reuniram com a comunidade do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. O encontro foi marcado pela prestação de contas anual do Colégio e a reflexão da caminhada pastoral da Igreja no Brasil. Além disso, contou com discussões sobre o equilíbrio entre o rigor acadêmico e a vida espiritual, a busca pela viabilização do projeto de reforma do Colégio, as novas diretrizes para a evangelização no Brasil e a importância da formação permanente do clero.

Presidência da CNBB durante visita ao Dicastério para o Clero / Foto: Padre Leandro Megeto/CNBB
Visita ao Dicastério para as Causas dos Santos
Na quinta-feira, 22, a agenda incluiu visitas à Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores e ao Dicastério para as Causas dos Santos. Na primeira, foi aprofundado o conceito de vulnerabilidade à luz da realidade brasileira, considerando critérios objetivos que favoreçam políticas eficazes de prevenção, cuidado e responsabilização.
Nesta visita, os representantes da Pontifícia Comissão confirmaram sua participação na 62ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em abril, para contribuir com a formação dos bispos do Brasil no tema. A presidência entregou ao presidente da comissão, Dom Thibault Verny, o relatório da Presidência da CNBB – Ano 2025 e o texto-base da Campanha da Fraternidade 2026.
No Dicastério para as Causas dos Santos, o grupo foi recebido pelo prefeito do departamento vaticano, Cardeal Marcello Semeraro. Durante a visita, foi entregue à presidência da CNBB uma síntese sobre a situação de cada uma das 139 causas do Brasil, destacando que a santidade expressa parte da ação pastoral da Igreja.
Uma iniciativa apresentada ao dicastério foi a proposta formativa que a CNBB vai desenvolver, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com o objetivo de qualificar agentes eclesiais brasileiros para os processos de canonização e valorização do testemunho de santidade.
Próximos compromissos
Além da Missa na Basílica de Santa Maria Maior, os compromissos desta sexta-feira, 23, incluem visitas aos Dicastérios para os Bispos e para a Cultura e a Educação. Após o fim de semana, a presidência da CNBB terá uma audiência com o Papa Leão XIV e uma visita ao Dicastério para a Evangelização na segunda-feira, 26.
A agenda da visita anual se estende até o final da semana, incluindo visitas ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e à Secretaria de Estado na terça-feira, 27; ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida na quarta-feira, 28; e ao Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica na quinta-feira, 29.




