EM 1989

Há 36 anos, Padre Jonas Abib fundava a TV Canção Nova

Um testemunho que envolve muito esforço e cuidado dos que dão a vida pelo servir

Reportagem de Emerson Tersigni, Messias Junqueira e Genilson Pacetti

 

Em 8 de dezembro de 1989, Padra Jonas Abib fundava a TV Canção Nova. Nesta mesma data, era publicada a Exortação Apostólica Evangelii Nutiandi, assinada pelo Papa Paulo VI — foi por meio deste documento que Padre Jonas Abib identificou que era possível anunciar Jesus de maneira diferente.

Uma TV que há 36 anos semeia esperança. Essa é a TV Canção Nova. Tudo começou em um 8 de dezembro como este, só que em 1989. “E o secretário das comunicações me diz: ‘Coloque a televisão no ar’. Imediatamente nem precisei dar ordens porque todos já estavam a postos. Começamos a primeira transmissão da TV Canção Nova ao ar livre”, recorda a gravação feita em abril de 2017, com Padre Jonas Abib.

Com muito esforço, a pequena emissora de Cachoeira Paulista se lançou aos desafios deste meio, até chegar aos dias de hoje com sua essência evangelizadora. “Pelas parabólicas se tornou possível. Pelas retransmissoras. Hoje nós temos 365 retransmissoras. É uma tecnologia muito cara, para se fazer televisão. Mas a Canção Nova, com ajuda de tantos sócios fiéis, tem mantido a sua programação no ar, se mantendo com grande profissionalismo no meio das grandes TVs do Brasil, trazendo a palavra de Deus em primeiro lugar”, apontou a gerente do Sistema Canção Nova de Comunicação, Adriana Pereira. 

Oito geradoras, detentora de um canal internacional em Portugal. Centenas de colaboradores e missionários cuja trajetória é marcada por pilares como trabalho, dedicação e confiança na divina providência.

“Eu acompanho a TV Canção Nova desde a minha infância, ali pelo ‘Bem da Hora, ‘Cantinho da Criança’, ‘Amigos do Céu’, mas também os acampamentos no geral. Então eu devo muito à Canção Nova”, contou o telespectador da TV Canção Nova, Marcos Paulo de Lima.

Na década de 70, durante o Pontificado de Paulo VI, era publicada a exortação apostólica Evangelii Nuntiandi. Foi por meio deste documento que padre Jonas Abib identificou que era possível anunciar Jesus de forma diferente. Se há 36 anos a TV Canção Nova está no ar, muito se deve à proposta desta evangelização. 

“Esta encíclica, ela veio nos impulsionar, impulsionar o coração do nosso pai fundador, padre Jonas Abib, a evangelizar pelos meios de comunicação”, retomou Adriana. 

“A palavra de São Paulo VI é muito forte. Ele chega a ponto de dizer que a igreja se sentiria culpável se ela não se utilizasse deste púlpito moderno para apregoar a palavra de Deus”, afirmou o presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira. 

Consolo e Companhia, canal de fé e esperança. São muitas as maneiras de reconhecer a relevância da TV Canção Nova na vida dos católicos brasileiros. Independente do tempo ou da situação, a missão se intensifica. Preparar um povo bem disposto até que o Senhor venha em definitivo.

“Nós queríamos fazer programas de qualidade, queríamos, mas não tínhamos as câmeras. Nós íamos esperar a ter as câmeras beta cam que temos hoje para fazer programa? Não, eu não tinha direito. Tinha ovelhas sem pastor”, concluiu os arquivos do Monsenhor Jonas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content