COMUNICADO

Ajuda humanitária: Israel reabre passagem de Zikim na Faixa de Gaza

Comunicado de órgão ligado ao governo israelense foi divulgado nesta terça-feira, 12; três passagens encontram-se atualmente abertas

Da Redação, com Vatican News

Caminhões carregados com itens de ajuda humanitária com destino a Gaza / Foto: Reprodução Reuters

A passagem de fronteira de Zikim foi reaberta para a entrada de ajuda humanitária no norte da Faixa de Gaza. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 12, em um comunicado da Coordenação das Atividades Governamentais nos Territórios (Cogat), ligada ao governo de Israel.

A passagem de Zikim havia sido fechada há dois meses, em 12 de setembro, durante a operação “Carruagens de Gideão B”, empreendida pelas Forças de Defesa de Israel (FDI), com o objetivo de tomar o controle da Cidade de Gaza.

O comunicado da Cogat enfatizou que a ajuda será transferida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e outros organismos internacionais após inspeções de segurança realizadas para as passagens atualmente abertas: Zikim, Kerem Shalom e Al-Awja.

Questões a serem resolvidas

Um mês após o início da trégua entre Israel e o grupo radical Hamas, as questões da restituição dos últimos quatro corpos de reféns, que o Hamas estaria procurando na Cidade de Gaza com a ajuda da Cruz Vermelha, e dos 150 militantes bloqueados nos túneis de Rafah, que se recusam a depor as armas sem garantias de passagem segura, permanecem sem solução.

Por sua vez, a ONU e organizações humanitárias ligadas à instituição relataram ter fornecido alimentos para mais de um milhão de pessoas na Faixa de Gaza, embora a situação humanitária permaneça precária.

Enquanto isso, os ataques não cessaram completamente. A mídia relatou três investidas nas últimas horas no nordeste de Beit Lahia, dentro das áreas sob controle das Forças de Defesa de Israel na Faixa de Gaza, demarcadas pela chamada “Linha Amarela”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo