Belo Horizonte se transformou em um grande santuário de fé. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à capital mineira, primeira cidade a recebê-la depois do Círio de Belém.
Reportagem de Vanessa Anicio
Imagens de Luiz Gustavo Rodrigues
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi recebida com emoção pelos fiéis e seguiu em carreata até a capela do colégio Arnaldo em Belo Horizonte. Ali foi celebrada a primeira missa da programação que se estende até o dia 3 de novembro.
“O povo mineiro é muito acolhedor, muito mariano. Trazemos a Nossa Senhora com o intuito de evangelizar, e levar o seu filho Jesus a muitas pessoas, especialmente os paraenses que estão longe da sua terra. E aqui também os mineiros que às vezes não podem ir lá, ela vem então até nós”, afirmou o capelão curial da capela Nossa Senhora da Conceição, padre Antônio Monteiro.
Esta é a terceira vez que Belo Horizonte recebe a imagem logo após o Círio de Nazaré. A programação inclui diversas celebrações na capital e na região metropolitana, como Confins, Contagem e Santa Luzia.
Entre pedidos de graças e coração agradecido, Verônica levou a família para celebrar o dom da vida. Devota, desde criança, a médica pediu a intercessão da santa para a chegada do caçula após duas perdas gestacionais. “Nós tivemos em Belém há dois anos. E era uma multidão de pessoas. E chegar perto dela era impossível. Ela era um pontinho lá na frente. Nós tivemos a graça da vida dele. Eu voltei de lá grávida. É vontade de Deus. A gente fala que com Nossa Senhora de Nazaré, encostando naquele manto e tendo fé, acontece”, testemunhou a médica, Verônica Araújo.
Celebrado há mais de dois séculos em Belém, o Círio de Nazaré foi reconhecido pela UNESCO como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Em Minas, a peregrinação da imagem mostra: A fé que move o Círio faz parte da tradição dos mineiros, renovando o elo entre os devotos e a mãe de Jesus. “A gente não tem noção das graças que Nossa Senhora vai derramando nas pessoas. E quando a gente vem aqui é bem acolhido, a gente sabe que todo mundo que se deixa guiar por Nossa Senhora não se perde Jesus. E quem tá junto de Jesus, a vida dá certo”, contou o diretor de Patrimônio do Círio de Nazaré 2025, Antônio Salame.
“Pode pedir que ela te escuta, viu? Pode pedir com coração aberto que ela vai ouvir que vira, acaba se tornando realidade”, concluiu o dentista Francisco Araújo.




