Novas informações foram publicadas sobre o colégio que julgará o ex-jesuíta e conhecido artista, que é acusado de abuso por algumas religiosas
Vatican News
Um comunicado do Dicastério para a Doutrina da Fé divulgado nesta segunda-feira, 13, informa que “em 9 de outubro de 2025, foram nomeados os cinco juízes do Tribunal que julgarão o caso de Marko Ivan Rupnik”. Rupnik é um conhecido artista e pregador acusado de abusos psicológicos e sexuais por algumas consagradas adultas e demitido em junho de 2023 da Companhia de Jesus, da qual era membro.
“O tribunal julgador – informa a nota do antigo Santo Ofício – é composto por mulheres e clérigos que não fazem parte do Dicastério para a Doutrina da Fé e não exercem nenhuma função nos Dicastérios da Cúria Romana”. “Tudo isso – sublinha o comunicado – com o objetivo de garantir melhor, como em todo processo judicial, a autonomia e a independência do referido Tribunal”.
Foi o Papa Francisco quem, em 27 de outubro de 2023, confiou à Congregação para a Doutrina da Fé a tarefa de examinar o caso, após ter decidido “derrogar a prescrição para permitir a realização de um processo”.