No mesmo dia da publicação da Dilexi te, o Pontífice visitou a secretaria vaticana, expressou sua gratidão e encorajou a missão exercida por seus membros
Da Redação, com Vatican News

Foto: REUTERS/ Remo Casilli
“Por ocasião desta visita ao Dicastério, no mesmo dia da publicação da Dilexi te, agradeço a todos vocês que fazem do seu trabalho uma verdadeira expressão da missão da Igreja”. Com essas palavras, registradas no Livro de Honra, o Papa Leão XIV expressou seu reconhecimento aos membros do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano.
Acesse
.: Íntegra da exortação apostólica Dilexi te
O Pontífice visitou o dicastério na tarde desta quinta-feira, 10, no coração do bairro romano de Trastevere. A passagem pelo local encerrou um dia intenso, iniciado com três audiências, seguido da Missa para os participantes do Jubileu da Vida Consagrada e da publicação de sua primeira exortação apostólica. O prefeito do Dicastério, Cardeal Michael Czerny, havia apresentado o documento pela manhã na Sala de Imprensa da Santa Sé.
Perguntas e saudações
Durante o encontro com membros e funcionários, alguns também conectados on-line, na Sala Văn Thuận, Leão XIV falou sobre sua exortação Dilexi te. O momento, descrito como “simples e profundo”, incluiu perguntas espontâneas do pessoal, muitas delas sobre os apelos à missão e ao serviço aos pobres.
“Obrigado pelo seu trabalho, obrigado pelo seu empenho”, disse o Papa ao grupo que leva a ação da Santa Sé ao mundo em diversos campos: migrações, economia, ecologia, saúde, educação e segurança.
Durante cerca de duas horas na sede do Dicastério, o Santo Padre teve também um encontro privado com o Cardeal Czerny, com a irmã Alessandra Smerilli e os dois subsecretários, o Cardeal Fabio Baggio e o monsenhor Anthony Ekpo. Recebeu presentes, conversou brevemente com vários funcionários e abençoou uma funcionária mexicana que lhe mostrou a foto de seus pais falecidos.
“A árvore da dignidade humana”
Um dos momentos principais da visita foi a bênção da escultura “A árvore da dignidade humana”, inaugurada em julho. A obra simboliza a continuidade entre o passado e o presente do Dicastério, instituído pelo Papa Francisco em janeiro de 2017, após a fusão dos Conselhos Pontifícios Cor Unum, Justiça e Paz, Migrantes e Itinerantes e Operadores de Saúde. Esta secretaria vaticana herdou deles as respectivas áreas de atuação e a missão de promover a dignidade humana de todos, especialmente dos mais frágeis e marginalizados.
Saudação ao povo
O Papa chegou a Trastevere no início da tarde. Seu carro, acompanhado pela Gendarmaria e pela Inspetoria Vaticana, despertou a atenção de moradores, turistas e passantes nas proximidades da Basílica de Santa Maria em Trastevere. Entre os primeiros a se aproximar estavam alunos da escola de italiano da Comunidade de Santo Egídio, composta por imigrantes e refugiados, muitos deles do Peru — país onde Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, foi missionário por mais de vinte anos.
Por volta das 18 h locais, o Pontífice deixou o local, acenando do carro para a multidão reunida na praça, que o saudava com aplausos e gritos de “Viva o Papa!”. Esta foi a segunda visita de Leão XIV a um Dicastério. A primeira ocorreu em 20 de maio, menos de duas semanas após sua eleição, quando visitou o Dicastério para os Bispos, do qual havia sido prefeito.