A Arquidiocese de Olinda e Recife celebrou, com fé e alegria, o Jubileu da Vida Religiosa e Consagrada. A missa aconteceu na Catedral, em Olinda, reunindo religiosos e religiosas de diversas congregações, em um gesto de unidade e devoção.
Reportagem de Luciana Falcão e Wagner Santana
A Arquidiocese de Olinda em Recife celebrou o Jubileu da Vida Religiosa Consagrada. Na Catedral do Santíssimo Salvador em Olinda, o arcebispo Dom Paulo Jackson presidiu a Eucaristia, recordando todos os religiosos e religiosas, homens e mulheres que se consagram a Jesus Cristo para viver mais intensamente a graça do Batismo.
“A vida religiosa é exatamente um exemplo radical disso. Nas várias etapas da história, nos vários desafios, nas várias dificuldades, o Espírito Santo suscita carismas para que homens e mulheres consagrados, como que antecipando o céu, vivam a consagração por meio dos votos”, comentou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.
Representantes de muitas congregações participaram da missa na catedral. Um inspetor salesiano, Francisco Inácio, foi um dos concelebrantes. Também seminaristas, noviços e postulantes estiveram presentes, mostrando que a vocação à vida religiosa faz o coração dos jovens bater mais forte.
Na Arquidiocese de Olinda e Recife, cerca de 100 congregações masculinas e femininas colaboram com seus carismas para a realização do Reino de Deus. O número parece pequeno, mas faz grande diferença. São cerca de 500 religiosos e religiosas vivendo sua vocação em paróquias, comunidades inseridas, escolas e hospitais. “Para nós ser religiosa consagrada é uma alegria imensa por doar a nossa vida a serviço da construção do Reino, com bondade e alegria no serviço aos irmãos”, afirmou a coordenadora Regional da CRB, irmã Renilda Almeida Ferreira.