CARISMA VIVO

Salesiano reflete sobre legado de Dom Bosco no cuidado dos jovens

No aniversário natalício do santo italiano, sacerdote reflete sobre desafios enfrentados pela juventude e cita Canção Nova como fruto do carisma salesiano

Gabriel Fontana
Da Redação

Imagem: Nino Musio via ANS

O dia 16 de agosto é bastante especial para a Família Salesiana: nesta data, comemora-se o aniversário natalício de Dom Bosco, fundador dos Salesianos. Em 2025, completam-se 210 anos desde o nascimento do sacerdote italiano que tornou-se “Pai e Mestre da Juventude”.

A doação de vida de Dom Bosco pelas crianças e pelos jovens construiu um legado que gera frutos até os dias de hoje. Segundo dados estatísticos divulgados pela congregação em 2020, existem mais de 14 mil salesianos ao redor do mundo, presentes nos cinco continentes, em 133 países diferentes.

A Família Salesiana, mais ampla, tem mais de 400 mil membros. Ela é formada por 33 grupos, cujos três primeiros foram criados contemporaneamente a Dom Bosco – as Filhas de Maria Auxiliadora, os Salesianos Cooperadores e os Ex-Alunos de Dom Bosco.

Imagem: Reprodução Canção Nova

Reflexo da obra do santo italiano, a Canção Nova também faz parte da Família Salesiana. Fundada pelo Padre Jonas Abib em 1978, a comunidade ecoa a vocação de Dom Bosco de promover a evangelização entre os mais jovens – uma característica diretamente ligada ao ministério do sacerdote que a fundou.

“A força que nos guia é a força divina”

Padre Jonas Abib estudou no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo (SP), durante sua infância. Lá, conheceu o carisma salesiano, foi formado e também deu aulas. O atual diretor geral do colégio, padre Pedro André, recorda o ex-aluno e a sua contribuição com a obra de Dom Bosco:

“O Padre Jonas levou o carisma salesiano junto dele. Nunca deixou de ser salesiano, e com isso ele soube também potencializar tudo o que Dom Bosco com certeza faria também, de evangelizar na televisão, rádio, portal na internet, redes sociais e daí por diante”.

Padre Pedro André / Foto: Liceu Coração de Jesus no Instagram

Refletindo sobre o avanço da tecnologia, o salesiano aponta este como um dos maiores desafios enfrentados pela juventude atualmente. “Os jovens às vezes se fecham no mundo virtual e não se abrem para as realidades do mundo real. E as relações acontecem no mundo real entre as pessoas. Então, acredito que um dos desafios que nós temos na atualidade é educar a juventude para o uso das novas tecnologias, fazendo com que elas se tornem pontes para encontro, e não muros”, expressa.

Neste sentido, o sacerdote aponta que, após esses 210 anos desde o nascimento de Dom Bosco, o que mantém vivo o carisma salesiano é a confiança em Deus e Nossa Senhora. Segundo padre Pedro André, o Senhor nunca deixou faltar vocações, tanto religiosas como de leigos.

“A força que nos guia é a força divina, é a ação de Deus e a ação de Nossa Senhora Auxiliadora”, conclui o salesiano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo