O Centro Médico Padre Pio, serviço de saúde mantido pela Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP), recebeu, recentemente, profissionais de saúde para um treinamento dedicado aos cuidados com o coração. A iniciativa reuniu colaboradores da Fundação João Paulo II e missionários da comunidade.
Reportagem de Emerson Tersigni e Genilson Pacetti
Casa cheia para um treinamento essencial, capacitação que salva. “Como sociedade, a gente tem que estar sempre preparado para situações de emergência. E eu achei uma iniciativa muito legal da instituição, é uma iniciativa mais para leigos mesmo, não só para a área da saúde. E bom, eu achei interessante participar porque quando a gente vê situações assim de emergência, a gente não sabe muito bem como lidar”, comentou a psicologa, Rebeca Astuti Coelho.
Emergência cardiovascular, cuidado com a vida humana em cada manobra. Atualização bem-vinda para estar preparado. “Há 20 anos, quando fui tirar minha carteira de motorista, que eu vi aqueles vídeos de primeiros socorros e só vi a teoria, e aqui a gente podendo fazer a prática e ver que em poucos minutos conseguimos uma eficácia, né, de tentar salvar uma vida, foi muito gratificante”, contou o analista de sistemas, Fabrício Araújo.
Estima-se que mais de 200.000 eventos de parada cardiorrespiratória aconteçam por ano no Brasil com índices reduzidos de sobrevivência. Por essa razão, é fundamental o conhecimento para reduzir os impactos negativos provocados por esta realidade.
“A metade dos que morrem de doenças cardiovasculares nem chegam no hospital. Então isso que a gente tá treinando aqui é uma maneira de dar os primeiros socorros para quem tem algum problema cardíaco. Então isso aqui salva vidas. Aqui elas aprendem a fazer ressuscitação cardiopulmonar. Então, as compressões cardíacas e aprendem a usar um equipamento que chama desfibrilador externo automático. Esse equipamento dá um choque no peito quando ele é necessário, trata arritmias graves que surgem nas primeiras horas do infarto”, explicou o cardiologista, Flávio Marques.
“Nós na Canção Nova costumamos dizer, da sede da gana por almas. Então, sejamos esse agente de salvar almas, mas também de ser pelo menos esse primeiro socorro aí numa necessidade de emergência”, completou a missionária da Comunidade Canção Nova, Flávia Soares.