Quase 90% dos brasileiros com dez anos ou mais acessaram a internet em 2024. Apesar do avanço significativo, a pesquisa do IBGE revela que de cada 10 pessoas conectadas, uma ainda permanece fora da rede.
Reportagem de Luciana Santos, Tiago Gualberto e Gilberto Pereira
20 milhões e meio de pessoas não acessam a internet simplesmente porque não sabem como utilizar. Desse total, 66,1% são idosos. Dona Sandra trabalhou por 32 anos com tecnologia. “Tudo muda dia a dia, então você tem que estar sempre atualizada. E é o que está acontecendo comigo. E hoje em dia tudo é feito pela internet”, falou a aposentada, Sandra Aparecida Maria.
Com um slogan: ‘Se a vida não começa aos 40, tampouco se encerra aos 60 ou mais’. O grupo de convivência para idosos Dom Orione da paróquia Nossa Senhora da Achiropita, em São Paulo, recebe em média 150 pessoas, oferecendo cursos de autoconhecimento.
Muitos dos que passam pela instituição ingressam no mundo digital. O Brasil ocupa a quinta posição mundial em número de usuários com acesso à internet. “Imagina a oitava economia do mundo, porém o quinto em usuários de internet. Primeiro China, depois vem a Índia, depois Estados Unidos, depois Indonésia e depois Brasil. Somos um dos países mais bem conectados à internet”, disse o presidente da Abranet, Gil Torquato.
No entanto, na hora de explorar o ambiente virtual, é essencial tomar alguns cuidados. “Olha sempre a URL, que é aquele www. É ali que você pode perceber se tem alguma coisa diferente ou não, mas desconfie principalmente quando eu te pedir dados pessoais, quando te pedir cartão de crédito ou coisas do gênero. Essa é outra coisa que você tem que tomar muito cuidado”, reforçou Gil Torquato.
Em um mundo digitalizado, será que desconectar pode trazer benefícios para a saúde? “Vai melhorar a saúde mental, vai reduzir a ansiedade, o estresse, aumenta a produtividade e vai reduzir também a comparação que as pessoas fazem com as redes sociais”, completou a psicóloga, Eliza Abôamara.