IGREJA NO BRASIL

Papa Leão XIV institui Arquidiocese de São José do Rio Preto (SP)

Diocese foi elevada a província eclesiástica e terá sob seu auxílio, como sufragâneas, as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga

Da Redação, com CNBB

Interior da Catedral São José, em São José do Rio Preto (SP) / Foto: Ricardo Boni – MTUR via Wikimedia Commons

O Papa Leão XIV instituiu. nesta quinta-feira, 22, a Província Eclesiástica de São José do Rio Preto (SP). A então diocese foi elevada a arquidiocese metropolitana, sendo desmembrada da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP).

O atual bispo de São José do Rio Preto, Dom Antônio Emídio Vilar, SDB, foi nomeado como primeiro arcebispo. Além disso, o Pontífice definiu que a nova arquidiocese terá sob seu auxílio, como sufragâneas, as dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga.

A Arquidiocese de Ribeirão Preto, por sua vez, mantém como sufragâneas as dioceses de Franca, Jaboticabal e São João da Boa Vista.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação ao povo e ao arcebispo da nova arquidiocese. Na nota, os bispos expressam sua alegria pela elevação da Diocese de São José do Rio Preto à condição de Arquidiocese, e a consequente nomeação do seu primeiro arcebispo.

“Ao Clero, à Vida Religiosa Consagrada e a todo o Povo de Deus, renovamos nossa comunhão com a caminhada desta Igreja Particular, com votos de que a elevação a arquidiocese possa ser sinônimo de maiores frutos na ação evangelizadora”, acrescenta o texto.

Trajetória de Dom Antônio Emídio Vilar

Dom Antônio Emídio Vilar, SDB / Foto: Reprodução CNBB

Nasceu no dia 14 de novembro de 1957, em Guardinha, distrito do município de São Sebastião do Paraíso (MG), mas a família se firmou em Batatais (SP) semanas depois do seu nascimento. É religioso salesiano desde 1976, tendo sido ordenado presbítero em 1986. Dom Vilar é bispo desde 2008. Seu lema é Animan pro Ovibus (A vida pelas ovelhas (Jo 10,11)).

De 1981 a 1986, cursou bacharelado e mestrado em teologia na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) em Roma. Foi ordenado presbítero em 9 de agosto de 1986, na cidade de Batatais, na Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Nas décadas seguintes, exerceu diversas funções em diferentes cidades paulistas.

Em 23 de julho de 2008, foi nomeado bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres (MT). A ordenação aconteceu no dia 27 de setembro daquele ano, no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, no Bom Retiro, em São Paulo (SP). Em 28 de setembro de 2016, foi nomeado bispo da Diocese de São João da Boa Vista (SP).

De 2011 a 2019, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Também foi referencial da Juventude no Regional Sul 1 da CNBB. Em 19 de janeiro de 2022, foi nomeado bispo da Diocese de São José do Rio Preto, tomando posse em 19 de março de 2022.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo