Mensagem inspirada em São José Operário, na Palavra de Deus e na Doutrina Social da Igreja expressa gratidão aos trabalhadores da cidade e do campo
Da Redação, com CNBB

Imagem: CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saúda os trabalhadores brasileiros por ocasião do Dia do Trabalho nesta quinta-feira, 1º. Na mensagem inspirada em São José Operário, na Palavra de Deus e na Doutrina Social da Igreja, a presidência da CNBB manifesta sua solidariedade, proximidade e gratidão aos trabalhadores da cidade e do campo.
A mensagem retoma elementos da concepção da economia de Francisco e Clara, proposta pelo Papa Francisco. Também aponta para os ensinamentos do próprio Jesus sobre o trabalho, tendo Ele sido semelhante à humanidade em tudo, inclusive no trabalho, passando parte dos anos de vida no trabalho manual e como carpinteiro junto ao seu pai José.
“O trabalho é uma dimensão fundamental da existência humana, possui uma espiritualidade, pois é participação não só na obra da Criação, mas também da Redenção”, enfatiza um trecho do texto.
Também são celebradas as conquistas dos trabalhadores no Brasil, como a redução no índice de desemprego nos últimos anos. Por outro lado, a mensagem não deixa de pontuar alguns desafios que ainda continuam, como o fato de cerca de 40% dos trabalhadores brasileiros estarem trabalhando na informalidade, segundo os dados da PNAD – IBGE de 2025.
A presidência da CNBB considera prioritário o enfrentamento de desafios como o combate ao trabalho escravo e infantil, dentre outros que são citados no texto. Ciente desses desafios, a Conferência suplica as bênçãos de Deus, pela intercessão de São José Operário e de Nossa Senhora Aparecida, para todos os trabalhadores.
Assista abaixo à mensagem na íntegra, gravada pelo secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers.