Dom Zeno Hastenteufel sempre foi muito próximo da Canção Nova e acolheu a geradora da TV Canção Nova RS em sua diocese em 2018
Kelen Galvan
Da redação

Dom Zeno Hastenteufel, bispo emérito da Diocese de Novo Hamburgo / Foto: Divulgação Novo Hamburgo
A Diocese de Novo Hamburgo comunicou, nesta quarta-feira, 30, o falecimento do bispo emérito da diocese, Dom Zeno Hastenteufel, 78 anos. Seu falecimento ocorreu por volta das 00h30 por complicações decorrentes de uma cirurgia realizada recentemente.
“Dom Zeno dedicou sua vida à missão evangelizadora da Igreja, sempre com zelo pastoral, sabedoria e amor ao povo de Deus. Sua partida deixa um legado de fé e serviço que continuará inspirando nossa diocese”, destacou o comunicado.
O bispo emérito esteve à frente da Diocese de Novo Hamburgo por 14 anos (entre os anos de 2007 e 2022), até completar a idade limite para a função (75 anos), tornando-se emérito. No mesmo ano, recebeu o título de Cidadão de Novo Hamburgo.

Tomás Guarese / Foto: Arquivo Pessoal
O funeral de Dom Zeno começou às 11h, na Catedral Diocesana. As missas de corpo presente serão às 12h, às 16h, e às 18h30. E nesta quinta-feira, 1º, a Missa de Exéquias será às 9h30, seguida pelo sepultamento na Catedral.
Pequena Biografia
O bispo emérito de Novo Hamburgo dedicou mais de cinco décadas à vida religiosa, era natural da cidade gaúcha de Montenegro. Ele nasceu em 14 de junho de 1946, e foi ordenado sacerdote em 8 de julho de 1972. No dia 12 de dezembro de 2001, foi nomeado pelo Papa João Paulo II, Bispo Diocesano de Frederico Westphalen. Sua ordenação episcopal ocorreu na Catedral Metropolitana de Porto Alegre no dia 8 de março de 2002. Ele permaneceu por cinco anos na Diocese de Frederico Westphalen e, em 2007, foi transferido para a Diocese de Novo Hamburgo (RS).
Além da vida paroquial, foi professor na PUC-RS, fez mestrado e doutorado em História Eclesiástica na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e presidiu o colegiado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Sul 3 entre 2011 e 2015. Ele também deixou publicações voltadas à teologia e à história da Igreja e fundou o Curso de Liderança Juvenil (CLJ), de forte atuação na Diocese de Novo Hamburgo.
Proximidade com a Canção Nova
Dom Zeno visitou a sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) em diversas ocasiões e teve um papel fundamental para que a TV Canção Nova chegasse ao Rio Grande do Sul, acolhendo a nova geradora em sua diocese, no ano de 2018, quando ainda era o bispo de Novo Hamburgo.
O responsável pela TV Canção Nova RS, Tomás Guarese, conta que Dom Zeno deu todo suporte para que isso acontecesse. “Ele abriu as portas para estarmos aqui. E uma vez iniciado nosso trabalho, começamos a fazer um programa chamado ‘No Coração da Igreja’, que fala sobre a história da Igreja Católica, com 95 episódios, de 12 minutos, gravados pelo bispo”, destaca. Atualmente, o programa “No Coração da Igreja” está disponível no CN Plus.

Dom Zeno durante a gravação do programa “O Coração da Igreja” / Foto: Arquivo TVCN-RS
TV Canção Nova RS
Tomás lembra que a primeira programação da TV foi ao ar no dia 8 de dezembro de 2018. ‘Tivemos esse programa com Dom Zeno, que foi dividido em três partes: história da Igreja geral, Igreja no Brasil e Igreja no Rio Grande do Sul”, recorda.
Ele destaca que, atualmente, a TV têm transmissões semanais, ao vivo, de Missa e Adoração. E também tem programas com o bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon; com o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, na cidade de Farroupilha. E há uma parceria com a Fundação Fraternidade, de Porto Alegre, com um programa semanal. Tomás pontua que novos programas já estão sendo viabilizados para a grade do Rio Grande do Sul.
“Nós somos uma geradora e geramos o sinal para todo o Estado do Rio Grande do Sul. Devido às antenas, temos um alcance médio de 85% do estado”, explica.
Reportagem do vídeo de Tomás Guarese