CONGRESSO VOCACIONAL

Papa: “peçamos um olhar capaz de perceber a necessidade do irmão"

Em mensagem enviada a participantes de Congresso Vocacional na Espanha, Francisco frisa necessidade de voltar o olhar para aqueles que precisam de Deus

Da Redação, com Vatican News

Foto: inewsistock via Canva

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do Congresso Vocacional promovido pela Conferência Episcopal Espanhola junto à Pastoral Vocacional da Espanha. O evento acontece entre 7 e 9 de fevereiro em Madrid e tem como tema “Para quem sou? – Assembleia de chamados para a missão”.

No texto, o Pontífice recorda a passagem bíblica em que um jovem rico pergunta a Jesus o que é preciso fazer para alcançar a vida eterna (Mc 10,17-22). Após respondê-lo, Cristo pede que o jovem venda tudo o que tem, dê aos pobres e depois o siga. Contudo, o jovem retirou-se tristemente, porque era muito rico.

O Santo Padre observa que a resposta dada por Cristo revela que “a bondade a que aspiramos não se alcança cumprindo exigências e alcançando metas, e mesmo que tenhamos tentado alcançar tudo isso desde a juventude, sempre nos faltará algo muito simples: a doação total de nós mesmos, seguindo Jesus na prova do amor maior”.

Além disso, Francisco assinala que o pedido de Jesus não se refere a apenas uma vocação específica, mas a cada um. “Somos todos administradores dos dons da graça e da natureza que o Senhor nos deu, e nossos talentos devem ser colocados no banco e render juros, nossos bens devem ser vendidos para que o fruto possa chegar aos outros”, expressa.

Levar Deus onde Ele envia

Na sequência, o Papa traça um paralelo entre a história do jovem rico e aqueles que auxiliaram, de forma voluntária, os atingidos pelas inundações de outubro e os migrantes do vulcão de La Palma. Neste contexto, convida os participantes a “captar o valor dos bens espirituais ou materiais que somos chamados a gerir” como forma de ajudar no discernimento da própria vocação.

Recordando os apóstolos, o Pontífice ressalta como eles, apesar de não terem dinheiro, eram capazes de se doar aos demais. Após a cura de um paralítico (At 3,1-8), cita o Santo Padre, “Pedro deixa claro para todos: não foram eles, mas Jesus, quem realizou o milagre”. Assim, exorta os jovens a não pensarem que não têm o suficiente para ajudar.

“Peçamos, irmãos, neste Congresso de Vocações um olhar capaz de perceber a necessidade do irmão, não de forma abstrata, mas no concreto dos olhos que se firmam em nós como os do paralítico do templo”, convida Francisco. “No escritório, na família, no apostolado, no serviço, levem a Deus onde Ele os envia: essa é nossa vocação”, conclui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo