Em ligação

Biden agradece Papa pelo empenho em aliviar sofrimentos globais

Francisco conversou por telefone com o presidente dos EUA em final de mandato sobre diversos temas de atualidade, começando pelos esforços de paz 

Da redação, com Vatican News

Foto: Alessia Giuliani/ IPA Sipa USA via Reuters

Com a proximidade do término de seu mandato em janeiro, nesta quarta-feira, 19, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por ligação com o Papa Francisco. Durante a conversa com o líder democrata – com quem teve diversos contatos e encontros ao longo desses anos – o Pontífice discutiu sobre “os esforços para promover a paz mundial durante as festividades natalinas”.

A notícia sobre o diálogo foi divulgada por meio de um comunicado da Casa Branca, no qual consta que Biden “agradeceu ao Papa por seu contínuo empenho em aliviar os sofrimentos globais, incluindo seu trabalho na promoção dos direitos humanos e na proteção das liberdades religiosas”. O presidente, destaca ainda o comunicado, “também aceitou gentilmente o convite de Sua Santidade, o Papa Francisco, para visitar o Vaticano no próximo mês”. Assim, a visita será a última antes de deixar a Casa Branca em 20 de janeiro, data em que seu sucessor, Donald Trump, tomará posse como novo presidente eleito dos EUA.

Preocupação do Papa com os detentos condenados à morte

Um dos temas que toca profundamente Francisco é a situação dos detentos que estão no corredor da morte nos Estados Unidos. Em 2018, o Santo Padre alterou o número 2267 do Catecismo da Igreja Católica para reiterar a inadmissibilidade da pena de morte, sempre e em qualquer caso, porque a dignidade humana não é reduzida mesmo quando uma pessoa comete um crime grave.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo