8 de dezembro

Bispos da América Central convocam dia de oração pela Nicarágua

Objetivo é “unir-se fraternalmente” ao clamor da Igreja na Nicarágua, “que, respeitosamente, espera encontrar uma resposta”

Da redação, com Vatican News

Foto: Canva Pro

Os bispos do Panamá, Costa Rica, Honduras, El Salvador e Guatemala convocaram um dia de oração pela situação vivida na Nicarágua. Este convite é feito no âmbito da 82ª Assembleia do Secretariado Episcopal da América Central, SEDAC, realizado de 25 a 29 de novembro em El Salvador.

“Expressemos a nossa profunda solidariedade e comunhão com o povo de Deus na Nicarágua, que, muitas vezes, enfrenta uma realidade desafiadora”, diz a declaração dos bispos, intitulada “Dia de Oração Centro-Americana pela Igreja na Nicarágua”. 

Leia também
.: Papa envia carta aos fiéis da Nicarágua: fé e esperança realizam milagres

No marco desta proposta, são convocadas todas as dioceses, vicariatos, paróquias e comunidades da América Central, para que organizem um dia de oração pela Igreja na Nicarágua, “para que ninguém se sinta só”, mesmo no meio da perseguição religiosa.

Assim, neste domingo, 8, Solenidade da Imaculada Conceição, os povos de toda a América Central e do mundo são convidados a oferecer uma “expressão de proximidade e de apreço fraterno”.

Panamá se une ao dia de oração

Entre os países que aderirão a este pedido, a Conferência Episcopal Panamenha propõe várias formas de associação à intenção: pela oração pessoal e comunitária, dos lares e das comunidades; pelas intenções das Missas; com a oração do Santo Rosário e os momentos de Adoração Eucarística.

“Este clamor comum não é somente uma súplica, escreve o episcopado, mas também uma expressão de amor e solidariedade. “Juntos, como Igreja peregrina no Panamá, queremos ser testemunhas de esperança em Cristo e de unidade no Espírito”.

Tradição especial em um dia especial

Como em outras nações da América Central, o dia 8 de dezembro é comemorado de forma muito especial na Nicarágua. É marcado pela tradição da “la gritería” ou louvor de admiração a Virgem Maria. A Igreja Católica Nicaraguense também tem a Virgem Maria como Mãe e Padroeira.

Tendo isso em conta, os bispos centro-americanos escolheram esta festividade como um dia de oração para “unir fraternalmente” o clamor do povo nicaraguense, “que respeitosamente espera encontrar uma resposta”.

Mais de 200 líderes religiosos expulsos

Esse convite à oração responde à crise atual na Nicarágua. O governo de Ortega expulsou mais de 200 líderes religiosos e deteve membros do clero, incluindo o bispo Rolando Álvarez. Recentemente, o presidente da Conferência Episcopal, Dom Carlos Herrera, bispo de Jinotega, foi exilado, tornando-se o terceiro bispo nicaraguense expulso do país no último ano.

Saiba mais
.: Nicarágua: mais dois padres expulsos e enviados para Roma
.: Após prisões, Nicarágua envia sete sacerdotes para exílio em Roma
.: Governo da Nicarágua proíbe atividades de outras 169 ONGs
.: Igreja na Nicarágua registra novas prisões de sacerdotes
.: Reitor do Seminário de Matagalpa é detido na Nicarágua

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo