NOMEAÇÃO

Papa nomeia novo bispo auxiliar para Arquidiocese de Manaus

Atendendo a pedido do Cardeal Leonardo Steiner, Francisco elegeu o frade franciscano Samuel Ferreira de Lima como bispo de “Nasbinca”

Da Redação, com CNBB

Frei Samuel Ferreira de Lima / Foto: Diocese de Rio do Sul

Papa Francisco nomeou o frei Samuel Ferreira de Lima, OFM, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus nesta segunda-feira, 25. O Pontífice atendeu a um pedido do arcebispo de Manaus (AM), Cardeal Leonardo Steiner, elegendo o franciscano como bispo titular de “Nasbinca”.

Atualmente, frei Samuel é mestre de noviços da Província Franciscana da Imaculada Conceição em Rodeio (SC). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação ao novo membro do episcopado brasileiro, na qual desejou que o franciscano “seja um fiel missionário e discípulo da esperança anunciando o seu reinado de amor, justiça e misericórdia junto ao povo amazônida”.

Trajetória do Frei Samuel Ferreira de Lima

Samuel Ferreira de Lima nasceu no dia 28 de maio de 1967, no Rio de Janeiro (RJ), e entrou no Seminário Frei Galvão em Guaratinguetá (SP) no ano de 1986, onde fez o aspirantado e o postulantado. Fez seu noviciado no seminário franciscano São José em Rodeio (SC) no ano de 1988. Sua primeira profissão religiosa se deu em 10 de janeiro de 1989, em Rodeio, e a profissão solene em 24 de setembro de 1993 em Petrópolis (RJ).

O religioso se formou em Filosofia pela Universidade São Francisco, São Paulo (SP), em março de 1993, e concluiu o bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano em dezembro de 1996. Sua ordenação presbiteral se deu em 27 de janeiro de 1996, em São João de Meriti (RJ).

De junho de 1996 a dezembro de 2006, foi missionário em Angola, na África, onde exerceu também as funções de capelão do mosteiro Sagrado Coração de Jesus, em Luanda, de junho de 1997 a junho de 1998. Foi professor de Filosofia no seminário maior da arquidiocese de Luanda, de setembro de 1997 a junho de 1998.

De volta ao Brasil, exerceu as funções de guardião, ecônomo e moderador da Evangelização Missionária e vice-mestre dos postulantes e assistente das Irmãs Clarissas no Seminário Frei Galvão, de janeiro de 2007 a dezembro 2009; e de mestre de noviços, vigário paroquial e assistente da OFS, no noviciado São José, e pároco da paróquia São Francisco, em Rodeio, de janeiro de 2011 a dezembro de 2018.

Posteriormente, passou por Campo Largo (PR) antes de retornar a Rodeio em janeiro de 2022, onde permaneceu até os dias atuais, atuando como mestre dos noviços, ecônomo, vigário da casa e assistente da OFS – Noviciado São José.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo