Atual bispo de Jardim (MS), Dom João Gilberto de Moura, foi transferido para a diocese paulista; Dom Carlos Alberto dos Santos torna-se emérito
Da Redação, com CNBB
Nesta quarta-feira, 30, a Santa Sé anunciou duas mudanças no episcopado brasileiro. O Papa Francisco nomeou Dom João Gilberto de Moura como novo bispo da Diocese de Lins (SP) e aceitou o pedido de renúncia do bispo de Itabuna (BA), Dom Carlos Alberto dos Santos.
Novo bispo para Lins (SP)
Com a nomeação, Dom João Gilberto de Moura foi transferido da Diocese de Jardim (MS). A Diocese de Lins estava vacante desde junho deste ano, quando Dom Francisco Carlos da Silva foi transferido para a recém-erigida Diocese de Jaú (SP).
Em nota, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou alegria pela nomeação de Dom João Gilberto. “Sua liderança será, sem dúvida, uma bênção para a diocese de Lins, promovendo o crescimento espiritual e a unidade entre os fiéis”, escreve.
Nascido em 21 de novembro de 1963, Dom João Gilberto é formado em Filosofia pelo Seminário Maria Imaculada de Araxá (MG) e em Teologia por três instituições: Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP); Seminário Maria Imaculada, em Brodowski (SP), e Faculdade Nossa Senhora Assunção de São Paulo (SP). Exerceu diversos cargos na Diocese de Ituiutaba (MG) entre 1996 e 2013, quando foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Jardim (MS).
Renúncia na Diocese de Itabuna (BA)
Dom Carlos Alberto dos Santos, por sua vez, torna-se bispo emérito de Itabuna. O Pontífice nomeou o atual bispo de Teixeira de Freitas-Caravelas (BA), Dom Jailton de Oliveira Lino, como administrador apostólico da diocese vacante.
A presidência da CNBB saudou Dom Carlos Alberto em nota, agradecendo por seu serviço. “Desejamos que sua nova missão seja repleta de bênçãos, e que o Senhor continue a guiá-lo em todos os seus passos”, manifesta.
Dom Carlos Alberto dos Santos cursou Filosofia em Lorena (SP) e Teologia no Instituto Salesiano Pio XI, em São Paulo, e foi ordenado em 1983, em Tobias Barreto (SE). Em sua trajetória antes do episcopado, atuou como reitor do seminário provincial Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju (SE). Foi nomeado bispo de Teixeira de Freitas-Caravelas em 15 de junho de 2005. Em 1º de fevereiro de 2017 foi transferido para a Diocese de Itabuna.