O arcebispo de Washington, D.C., fala sobre o significado da sinodalidade, a missão da Igreja e a obra do Espírito Santo na Igreja contemporânea
Da redação, com Vatican News
Sinodalidade, detalha o cardeal Wilton Gregory, “é o esforço das pessoas ouvindo umas às outras e acreditando que o Espírito Santo está incitando essas conversas, que o Espírito Santo é aquele que planta as esperanças, os sonhos, os medos… E em meio a essas conversas, acho que sinodalidade significa que dessas conversas surgirão uma visão e uma sabedoria que abrirão os horizontes para o amanhã”.
Falando com o Vatican News à margem da Assembleia Geral do Sínodo, o Arcebispo de Washington, D.C., destacou tanto a diversidade quanto a atmosfera do encontro eclesial. “Creio que o Sínodo um momento incrível de encontro”, disse o prelado.
Após notar a grande variedade de participantes do Sínodo, mesmo dentro de seu pequeno grupo, o Cardeal Gregory disse que o clima na reunião deste ano “é tal que podemos conversar uns com os outros sobre nossa experiência da Igreja em nossa própria cultura e nossa própria região, e compartilhar nossas preocupações, mas também nossos triunfos”.
Ele também expressou suas esperanças para o resultado das deliberações do Sínodo. “Espero que uma das coisas que saiam do Sínodo seja um entusiasmo pela missão da Igreja” — uma missão que envolve “a proclamação entusiasmada do evangelho, a revitalização de nossa vida sacramental”.
O Cardeal Gregory disse: “Acho que o Papa Francisco, quando organizaou este Sínodo, acreditou que, assim como o Espírito Santo guiou aquela Igreja primitiva em sua deliberação e seus planos, o Espírito Santo ainda trabalhará aqui”.
“E eu gosto de dizer”, prosseguiu, “que se sairmos do Seu caminho, Ele nos levará a um nível de fé aumentada e esforços de evangelização que nos permitirão passar a fé para uma nova geração”.
O Sínodo dos Bispos teve início em 2 de outubro e finalizará suas deliberações no próximo dia 27.