NESTA TERÇA-FEIRA

Dom Jaime Spengler participa de entrevista coletiva do Sínodo dos Bispos

Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB comentou indicação para ser criado cardeal; coletiva também apresentou relatório das mesas linguísticas

Da Redação, com Vatican News

Participantes da segunda sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade durante atividades / Foto: Guglielmo Mangiapane – Reuters

Três futuros cardeais participaram da coletiva de imprensa da XVI Assembleia Geral Ordinário do Sínodo dos Bispos nesta terça-feira, 8. Entre os presentes esteve o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Jaime Spengler, indicado pelo Papa Francisco para o próximo consistório.

Em sua fala, o arcebispo contou que estava em seu quarto lendo um livro do Cardeal Martini quando começou a receber mensagens de felicitações. Ele que não esperava a nomeação, expressando sua surpresa, mas manifestou sua disposição para servir da melhor maneira possível.

O presidente da CNBB partilhou que, ao ingressar na Ordem Franciscana, assumiu algo que tem norteado sua vida: “nunca dizer não ao que a Igreja me pede”. Ele disse que, em alguns momentos, isso foi muito difícil, chegando a fazê-lo chorar, mas com o passar do tempo, a promessa mostrou-se saudável.

Dom Jaime ainda agradeceu ao Papa Francisco pela confiança depositada nele e declarou que espera poder colaborar com o povo de Deus e com a Igreja neste momento complicado da história que a humanidade atravessa e que exige respostas adequadas.

Comissão para elaboração do documento final

Na coletiva, o prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, informou que foram arrecadados 32 mil euros, doados pelos participantes do Sínodo sobre a Sinodalidade, em favor da paróquia de Gaza. Além disso, outros 30 mil euros foram doados pela Esmolaria Apostólica, totalizando 62 mil euros que já estão à disposição da paróquia.

Confira
.: Cobertura do Sínodo sobre a Sinodalidade

Também foi comunicado que sete dos 14 membros da comissão para a elaboração do documento final da assembleia foram eleitos, um para cada região em que o processo sinodal foi dividido. São eles: o Cardeal Ambongo, pela África; Dom Mackinlay, pela Oceania; o Cardeal Rueda, pela América Latina e o Caribe; Catherine Clifford, pela América do Norte; o Cardeal Aveline, pela Europa; o padre Clarence Sandanaraj Davessan, pela Ásia; e Dom Mounir Khairallah, pelas Igrejas Orientais.

A estes se somam os membros natos, os Cardeais Hollerich e Grech e os padres Riccardo Battochio e Giacomo Costa, além de três nomeados pelo Papa: o padre Giuseppe Bonfrate, o Cardeal Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão e a irmã Leticia Salazar.

Relatório de atividades da assembleia

Na sequência, foi apresentado o relatório das mesas linguísticas, que destacou o que foi discutido nos círculos menores. Foram abordados temas como a Iniciação à Vida Cristã, a necessária conversão sinodal, a conversão nas relações entre carismas e ministérios, a necessidade de evitar o narcisismo clerical, o papel importante da vida religiosa e a instituição do ministério da escuta. Além disso, foi ressaltada a importância da missão e dos contextos culturais.

Entre as intervenções livres, como relatou a presidente e secretária da Comissão para a Informação, Sheila Pires, destacou-se a relevância da conversão relacional e da cura das feridas dos escândalos na Igreja, começando pelo abuso, sublinhando a importância da confiança para o fortalecimento do caminho sinodal. Foi também salientada a teologia do Povo de Deus, a caridade, o amor pelos pobres e o valor da Eucaristia.

Além disso, foi abordada a Iniciação Cristã em um mundo secularizado e o papel da profecia, algo que envolve toda a comunidade. Mais uma vez, a assembleia foi desafiada a discutir o papel das mulheres na Igreja e um maior compromisso no acompanhamento dos recém-batizados. Por fim, foi enfatizada a necessidade de uma linguagem compreensível para todos nos documentos da Igreja e do próprio Sínodo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo