MIGRANTES E REFUGIADOS

Música para migrantes: uma missa de réquiem mediterrânica

Vindouro concerto em Milão pagará tributo às vidas perdidas ao atravessar o Mediterrâneo; os instrumentos que os músicos usarão será feito da madeira dos botes dos migrantes

Da redação, com Vatican News

O Quarteto do Mar junto com o músico Sting / Foto: Divulgação

Em outubro de 2013, 636 migrantes morreram em dois naufrágios separados no Mar Mediterrâneo. Onze anos depois, em 3 de outubro de 2024, aniversário da primeira tragédia, a Basílica de Sant’Ambrogio em Milão sediará uma homenagem à memória de todos aqueles perdidos no Mediterrâneo. Somente na última década, esse número ultrapassou 30.300 mortes.

Neste aniversário, o Quarteto do Mar (em italiano, “Quartetto del Mare”) subirá ao palco, oferecendo uma performance simbólica de um arranjo do Réquiem de Mozart. Como todo quarteto de cordas, o Quarteto do Mar é composto por dois violinos, uma viola e um violoncelo. Embora a formação permaneça a mesma, os instrumentos estão longe de ser comuns. Eles foram criados por detentos de duas prisões italianas a partir da madeira de barcos que antigamente transportavam migrantes pelo mar. O concerto faz parte do projeto “Metamorfose”, uma iniciativa que busca transformar instrumentos de perigo em ferramentas de beleza e reflexão e abrirá com os depoimentos de um refugiado e um detento, que compartilharão suas experiências de sobrevivência, transformação e o poder das segundas chances.

A música

O Quarteto do Mar é composto pelos músicos Eugjen Gargjola e Agnese Tasso nos violinos, Eva Impellizzeri na viola e Michele Ballarini no violoncelo. O arranjo do Réquiem de Mozart foi composto pela própria Eva Impellizzeri, que o intitulou Mozart’s Unfinished. Este título chama a atenção para a morte prematura do compositor, que deixou sua obra-prima incompleta, traçando assim um paralelo com as vidas interrompidas nas águas do Mediterrâneo, que o Papa Francisco descreveu repetidamente como “um cemitério” para tantos que buscam um novo começo.

As Missas de Réquiem, ou Missas pelos mortos, são celebradas como sufrágios pelas almas dos falecidos. Eva Impellizzerri escolhe terminar seu arranjo em Lacrimosa (que significa choroso em latim), um segmento pungente, e talvez o mais conhecido, do Réquiem de Mozart, deixado incompleto no momento da morte de Mozart, assim como as vidas dos migrantes que se afogaram.

Eva Impellizzeri observa como o aluno do compositor, Süßmayr, completou o trabalho restante, fazendo uma analogia com a forma como a humanidade continua a carregar o fardo de histórias inacabadas, aquelas de migrantes, prisioneiros e todos os que são marginalizados.

O evento, e as organizações e pessoas por trás dele, todos seguem os ensinamentos do Papa Francisco, que defende incansavelmente as vidas dos migrantes no mar. “Migrantes”, ele disse recentemente, “não deveriam estar nesses mares mortais”.

Este concerto não é apenas uma homenagem, mas uma oração pelo futuro, onde o amor reina, mesmo para os mais atingidos e abandonados entre nós.

Um projeto seguindo os ensinamentos do Papa Francisco

O projeto Metamorphosis deu origem ao quarteto e foi fundado pela Fundação Casa dello Spirito e delle Arti, e envolve detentos das prisões de Opera e Secondigliano que fabricam instrumentos musicais, a partir da madeira de barcos de migrantes. Esta iniciativa visa simbolizar a transformação e a redenção, com os prisioneiros ganhando novas habilidades e propósito.

A fundação, criada em 2012 por Arnoldo Mosca Mondadori e Marisa Baldoni, concentra-se em oferecer segundas chances e trabalha com indivíduos vulneráveis ​​por meio de vários projetos, tanto na Itália quanto ao redor do mundo. O projeto é apoiado pela Associação Realmonte ETS, que auxilia requerentes de asilo.

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