Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 24, detalhes sobre próxima edição do maior evento para a juventude católica do mundo foram apresentados
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Nesta terça-feira, 24, a Santa Sé realizou uma coletiva de imprensa sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Seul 2027. Foram apresentados o tema e o logotipo da próxima edição, além de outros detalhes relacionados ao maior evento para a juventude católica do mundo.
O tema escolhido pelo Papa Francisco para a JMJ Seul 2027 é “Tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16,33). O prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell, informou que este também será o tema da JMJ diocesana de 2026, ao passo que o trecho escolhido para a edição de 2025 é “Vós também dareis testemunho, porque estais comigo” (Jo 15,27).
O cardeal destacou que ambos os temas se encontram no “discurso de despedida de Jesus”, no qual ele prepara os discípulos a viver o mistério da sua paixão e morte, na certeza da sua ressurreição. “Os dois temas centram-se, portanto, no testemunho e na coragem que brotam da vitória pascal de Jesus”, afirmou.
Detalhes do logotipo
O bispo auxiliar de Seul e coordenador-geral da JMJ Seul 2027, Dom Paul Kyung Sang Lee, recordou alguns dos preparativos já realizados para o evento. Entre eles, citou a inauguração do Comitê Organizador Local em dezembro do ano passado e uma campanha realizada em fevereiro para oferecer um bilhão de terços.
Dom Paul Kyung Sang Lee também falou sobre o logotipo criado para a JMJ Seul 2027. Ele explicou que, no centro, há uma cruz ilustrada nas cores vermelho e azul, que simbolizam a vitória de Jesus sobre o mundo. O elemento à esquerda representa Deus que está no céu, enquanto o traço à direita, orientado para baixo, simboliza a Terra e o cumprimento da vontade de Deus por meio da unidade.
Além disso, o vermelho de um dos lados da cruz remete ao sangue dos mártires, relacionando-se com a coragem. O azul presente no outro elemento simboliza a vitalidade dos jovens e o chamado de Deus. Juntas, essas cores ecoam o símbolo Taegeuk, presente na bandeira sul-coreana.
A cor amarela brilhando por trás da cruz no centro do logotipo representa Jesus, que é a luz do mundo. “Ele brilha na nossa Igreja como o sol que nasce no Oriente e guia a Igreja para a unidade”, expressou o bispo. Por fim, o logotipo é inspirado na arte tradicional coreana, utilizando singulares técnicas de pintura coreana e incorporando sutilmente caracteres hangul que formam a palavra Seul.
Peregrinação dos símbolos da JMJ
O Cardeal Kevin Farrell também informou a data de início da peregrinação dos símbolos da JMJ. Em 24 de novembro deste ano, quando será celebrada a Solenidade de Cristo Rei do Universo, a Cruz dos Jovens (também conhecida como Cruz da JMJ) e o ícone de Maria Salus Populi Romani serão entregues aos jovens coreanos durante a Missa na Basílica de São Pedro. O tradicional gesto marca o início da preparação espiritual para a próxima JMJ.