Programação inclui retiro com vigília penitencial antes da abertura oficial no dia 2 de outubro, e será concluída em 27 de outubro com celebração de Missa
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
A Santa Sé divulgou, nesta segunda-feira, 16, algumas informações sobre a segunda sessão da fase universal do Sínodo sobre a Sinodalidade. A programação das atividades e os participantes estão entre as informações divulgadas.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terá cinco representantes. Estarão presentes durante os trabalhos em Roma: o arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Paulo Cezar Costa; o arcebispo de Manaus (AM), Cardeal Leonardo Ulrich Steiner; o bispo de Petrópolis (RJ), Dom Joel Portella Amado; o bispo de Santo André (SP), Dom Pedro Carlos Cipollini; e o bispo de Camaçari (BA), Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.
Além deles, participará o arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler, na condição de presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), e o Cardeal Sérgio da Rocha, membro do Conselho Ordinário. O Brasil também será representado pelos especialistas padre Adelson Araújo dos Santos, Agenor Brighenti e padre Miguel de Oliveira Martins Filho. Entre as testemunhas do processo sinodal estão Maria Cristina dos Anjos da Conceição e Sônia Gomes de Oliveira.
Programação
Em relação à programação da segunda sessão da 16ª Assembleia Geral Ordinária dos Bispos, as atividades acontecerão entre os dias 2 e 27 de outubro. Antes, porém, entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, acontecerá um retiro espiritual que será concluído com uma vigília penitencial, a partir das 18h do horário local.
Leia mais
.: Santa Sé publica Instrumentum laboris para segunda sessão do Sínodo
.: Brasileira é nomeada consultora da Secretaria Geral do Sínodo
Todos os participantes estarão presentes durante a liturgia que será presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro. Ao final da celebração, o Santo Padre dirigirá, em nome de todos os fiéis, um pedido de perdão a Deus e aos irmãos de toda a humanidade.
A abertura da segunda sessão do Sínodo será no dia 2 de outubro, às 9h30. O Papa presidirá a Missa inaugural e, na sequência, haverá a primeira congregação geral. A programação prevê ainda um retiro no dia 21 de outubro e quatro fóruns teológico-pastorais, promovidos nos dias 9 e 16 de outubro.
No dia 26 de outubro, haverá a aprovação do Documento final da sessão da 16ª Assembleia. Por fim, o Sínodo dos Bispos será encerrado em 27 de outubro com a celebração da Missa na Basílica de São Pedro.