Produção “Do caos à esperança: um rastro de luz em meio à tragédia no Rio Grande do Sul” será publicada em canal no Youtube nesta terça-feira, 6
Da Redação, com Arquidiocese de Fortaleza
O povo gaúcho passou por um grande sofrimento neste ano após as enchentes que atingiram – e destruíram – boa parte do estado. Após acompanhar de perto essa tragédia, o Instituto Hesed produziu um documentário, intitulado “Do caos à esperança: um rastro de luz em meio à tragédia no Rio Grande do Sul”, que será lançado nesta terça-feira, 6.
O objetivo da obra é abordar questões profundas sobre fé e esperança diante do sofrimento causado pela recente tragédia. A publicação acontecerá no canal no YouTube do Instituto Hesed, às 20h. A iniciativa integrou uma missão solidária promovida pela Arquidiocese de Fortaleza.
Por três vezes o Instituto Hesed e o Exército de São Miguel se deslocaram para oferecer não apenas ajuda material, mas também apoio espiritual, levando a certeza de que em Deus é possível recomeçar. Entre os principais pontos apresentados no documentário estão a espiritualidade, a presença de Deus nos momentos de sofrimento e a capacidade de recomeçar após grandes perdas.
“A mensagem central do documentário é a de que, apesar das adversidades, a solidariedade e a fé podem iluminar os momentos mais dolorosos e proporcionar novos começos”, destacam os religiosos do Instituto Hesed.
Iniciativas durante as enchentes
Durante as enchentes, foram realizadas três campanhas principais. A primeira foi uma campanha de oração, envolvendo milhares de pessoas na recitação contínua e ininterrupta do Santo Rosário através de lives nas redes sociais. A segunda campanha focou na arrecadação de alimentos e ajuda financeira, resultando na doação de toneladas de suprimentos e vouchers no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais) para centenas de famílias afetadas no sul, que puderam reconstruir os seus lares. A terceira fase incluiu missões presenciais, com a visita de religiosos aos abrigos e residências dos atingidos, oferecendo conforto espiritual e apoio direto.
“O documentário também busca mostrar a força do Exército de São Miguel, uma família de oração que se reúne todos os dias através das redes sociais do Instituto Hesed”, pontuam os religiosos. “O que o Exército de São Miguel realizou em meio a essa catástrofe precisa ser conhecido pelo Brasil. É realmente impressionante”, salientam.