OU SANTOS OU NADA

“Aqui está a Igreja Católica que busca o céu”, expressa Pitter Di Laura

Na última pregação do Acampamento PHN 2024, missionário falou sobre sonho do Padre Jonas Abib de evangelizar a juventude e lutar pela santidade

Gabriel Fontana
Da Redação

Peregrinos durante giro das camisetas no Acampamento PHN 2024 / Foto: Gabriele Sabino

A última pregação do Acampamento PHN 2024 reuniu milhares de peregrinos. Ficou a cargo do missionário à frente da espiritualidade PHN, Pitter Di Laura, falar à multidão reunida no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, localizado na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP), neste domingo, 14.

No começo da sua pregação, cujo tema foi “Ou santos ou nada, o sonho não acabou”, ele recordou a história do povo de Israel, que após ser liberto do Egito, rumava à Terra Prometida. No caminho, deparou-se com a cidade de Jericó, fortemente protegida por uma muralha. Contudo, com o auxílio de Deus, os israelitas conseguiram vencer. Nesse contexto, o missionário explicou que Deus faz promessas, mas “não tira de nós a responsabilidade de conquistar”.

Prosseguindo com o relato bíblico, Pitter contou que o povo de Israel precisou travar uma nova batalha, desta vez contra uma cidade bem menor e mais fraca. Apesar disso, os israelitas foram derrotados, o que os levou a refletir sobre o que havia acontecido. Seu líder, Josué, descobriu então que um de seus homens havia cometido um pecado grave que desagradou a Deus, e foi encontrá-lo.

Ao falar sobre essa realidade, o missionário frisou que todo homem é pecador por conta de sua própria natureza. Entretanto, é preciso ter esperança, porque Deus ampara aqueles que clamam por Seu auxílio. “Todo santo tem um passado, e todo pecador tem um futuro”, expressou.

Viver o “ou santos ou nada”

Durante a pregação, foram exibidos trechos do primeiro registro em áudio e vídeo do fundador da Comunidade Canção Nova, Padre Jonas Abib, utilizando a expressão “hoje não vou mais pecar”. A fala do sacerdote aconteceu durante a homilia de uma Missa celebrada no Capelão de Sapê, na sede da Comunidade Canção Nova, em fevereiro de 1998.

Combinando sua pregação com algumas falas do Padre Jonas naquela ocasião, Pitter enfatizou que, ao combater o pecado, “a nossa luta precisa ser constante, diária, contínua: a gente não pode mais pecar”. É viver o “ou santos ou nada” todos os dias, reconhecendo as próprias fragilidades e pedindo a ajuda de Deus.

“Ninguém consegue ser santo, porque somos humanos, frágeis, limitados, mas nós podemos contar com o auxílio da graça. É Deus! Até para buscar a Deus precisamos do auxílio d’Ele”, manifestou o missionário. “Todos somos pecadores, por isso não podemos brincar com as nossas inclinações”, complementou.

Até Jesus voltar

A partir disso, Pitter destacou o aspecto escatológico deste Acampamento PHN, pois a luta contra o pecado se dá até a volta de Jesus. Foi justamente para isso que surgiu o Carisma Canção Nova: preparar um povo bem disposto para a segunda vinda de Jesus.

Assim, já não há espaço para “brincar com a santidade”, alertou o missionário. Ele enfatizou que ninguém está sozinho nessa jornada, destacando a quantidade de pessoas reunidas pelo desejo de parar de pecar e pelo compromisso com a santidade. “Aqui está a Igreja Católica Apostólica Romana que busca o céu”, exclamou.

Na sequência, Pitter introduziu um clima de oração, clamando o Batismo no Espírito Santo sobre todos os presentes no Centro de Evangelização. Ele conduziu a efusão, guiando os peregrinos e clamando pela presença de Deus em meio a eles. Por fim, seguiu-se o tradicional giro das camisetas, um dos momentos mais aguardados do acampamento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo