AOS 88 ANOS

Morre o bispo emérito de Duque de Caxias (RJ), Dom Mauro Morelli

Aos 88 anos, religioso faleceu em Belo Horizonte (MG), nesta segunda-feira, 9, após apresentar piora no estado de saúde por complicações devido à idade avançada

Da Redação, com Diocese de Duque de Caxias

Dom Mauro Morelli / Foto: Reprodução Diocese Duque de Caxias

Nesta segunda-feira, 9, morreu o bispo emérito de Duque de Caxias (RJ), Dom Mauro Morelli, aos 88 anos. O falecimento, “após enfrentar um período de enfermidade devido às complicações inerentes à idade avançada”, foi comunicado pela diocese.

O religioso faleceu no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, após ter sido internado no domingo, 8, depois de apresentar piora no seu estado de saúde. Dom Mauro já havia sido internado outras vezes nos últimos dias no mesmo hospital. Ainda não foram divulgadas informações sobre o funeral e a Missa de exéquias.

Biografia

Nascido em Avanhandava (SP) e criado em Penápolis (SP), Dom Mauro Morelli era filho de Eduardo Morelli e Rosa Gomes. Seu percurso acadêmico incluiu estudos de Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão (RS), e de Teologia na Saint Mary’s Seminary and University, em Baltimore, nos Estados Unidos, onde foi ordenado diácono em 3 de junho de 1964 e presbítero em 28 de abril de 1965.

Em 12 de dezembro de 1974, recebeu a nomeação do Papa Paulo VI como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP). Sua ordenação episcopal em 25 de janeiro de 1975. Em 25 de maio de 1981, Dom Mauro foi nomeado pelo Papa São João Paulo II como o primeiro bispo da então recém-criada diocese de Duque de Caxias (RJ), onde serviu por 24 anos.

Paralelamente à sua missão pastoral como bispo diocesano, Dom Mauro Morelli se destacou por seu compromisso com os direitos humanos e a luta contra a fome no Brasil, desempenhando um papel fundamental na promoção do conceito de segurança alimentar como parte do combate à fome. Ele presidiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) durante o governo de Itamar Franco, de 1993 a 1994, e também foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU.

Após sua renúncia em 2005, quando se tornou bispo emérito, Dom Mauro Morelli continuou sua missão como um verdadeiro missionário da vida, engajando-se em causas relacionadas à alimentação humana, saúde, respeito às fontes da vida e promoção da partilha e solidariedade entre as pessoas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo