Ex-presidente da Itália, Giorgio Napolitano morreu nesta sexta-feira aos 98 anos de idade
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco enviou um telegrama de pesar pelo falecimento, nesta sexta-feira, 22, do ex-presidente da Itália, Giorgio Napolitano, aos 98 anos de idade. A mensagem foi endereçada à viúva, Clio Bittoni Napolitano.
Napolitano morreu na clínica Salvator Mundi, em Roma. Seu estado de saúde piorou nos últimos tempos, tanto que o Papa Francisco, na audiência geral da última quarta-feira, convidou os fiéis a dirigirem um pensamento e uma oração ao presidente emérito da República Italiana, definindo-o como um “servidor da pátria “.
No telegrama, Francisco expressou o reconhecimento por este homem de estado que desempenhou de seus altos cargos institucionais, manifestou grandes qualidades de intelecto e sincera paixão pela vida política italiana, bem como o rígido interesse no destino das nações.
A mensagem ressalta ainda a memória do Papa dos encontros pessoais que teve com ele, durante os quais apreciou sua humanidade e previsão em fazer escolhas importantes, especialmente em momentos delicados para a vida do país, com a intenção constante de promover a unidade e a concórdia no espírito de solidariedade, animado pela busca do bem comum.
Por fim, o Pontífice expressou a sua proximidade a todos familiares, garantindo sua lembrança e oração.
Giorgio Napolitano renunciou ao cargo de presidente da Itália em 2015, aos 89 anos de idade, após quase nove anos de mandato. Na época, ele comentou as dificuldades para governar tendo em vista sua idade avançada.